quinta-feira, 13 junho , 2024
28 C
Recife

Máquinas de lavar menos “vibrantes” com invento de estudante brasileiro

Equipamento promete chegar ao mercado para melhorar a satisfação do consumidor, uma vez que o habitual e desconfortável ruído produzido na fase de centrifugação das máquinas deverá diminuir drasticamente

- Publicidade -

O estudante Rafael Onohara Campos, da USP de São Carlos, criou um dispositivo de controle passivo, chamado absorvedor, que diminui em até 35% a vibração das máquinas de lavar roupas.

Sob a orientação do professor Rodrigo Nicoletti, Rafael desenvolveu seu protótipo para participar de um concurso promovido por uma grande empresa do setor.

Máquina de lavar com acelerômetro – “No início deste ano, recebemos uma máquina de lavar e uma quantia em dinheiro para montar o protótipo”, conta o estudante.

“Tínhamos apenas três meses e meio para montá-lo, realizar todos os testes, coletar seus resultados e escrever um relatório detalhado”, relata Rafael.

- Publicidade -

Para alcançar os resultados propostos, ele teve que construir três protótipos. No final, ele optou por contar com a ajuda de acelerômetros, que foram posicionados em alguns pontos da máquina de lavar.

“Primeiro medíamos a vibração da máquina sem o absorvedor e depois medíamos novamente com o dispositivo. Dessa maneira, podíamos saber quanto o absorvedor diminuía a vibração,” conta ele.

Máquinas “vibrantes” – O equipamento promete chegar ao mercado para melhorar a satisfação do consumidor, uma vez que o habitual e desconfortável ruído produzido na fase de centrifugação das máquinas deverá diminuir drasticamente. Sem contar as máquinas que balançam tanto que chegam a sair do lugar.

Os pesquisadores alertam que o novo dispositivo deverá ser adotado na linha de produção das máquinas de lavar, pois não serve para ser adaptado como um acessório a ser adquirido separadamente.

Matérias relacionadas

Site oficial de ofertas Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente