sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Tecnologia Erad Diesel: considerável redução na emissão de CO2 em motores diesel

A tecnologia ERAD, apresentada como um conceito durante o Salão de Detroit no início deste ano no modelo LRX, consiste em um sistema híbrido em que a eletricidade auxilia no funcionamento do motor diesel

- Publicidade -

A Land Rover, marca britânica de utilitários esportivos de luxo, começou a realizar os primeiros testes de veículos equipados com a tecnologia ERAD Diesel, sistema desenvolvido pela empresa, que visa à redução considerável das emissões de CO2 e de outros gases resultantes da queima de combustível.

A tecnologia ERAD, apresentada como um conceito durante o Salão de Detroit no início deste ano no modelo LRX, consiste em um sistema híbrido em que a eletricidade auxilia no funcionamento do motor diesel.

Além de não interferir nas características off road e no desempenho dos veiculos, esta mescla tem a capacidade de gerar economia de até 20% nas emissões de CO2 em condições de estrada. No uso urbano, este nível chega a até 30%.

“O que vinha sendo trabalhado desde 2006 com os conceitos Land-e e posteriormente com o LRX, é hoje colocado em condições operacionais de testes” afirma Phil Popham, Diretor Executivo da Land Rover. “Os veículos híbridos com a tecnologia ERAD marcam um ponto crucial para nossa empresa.”

- Publicidade -

O Freelander 2, mais vendido da marca no Brasil, foi escolhido para receber pioneiramente esta tecnologia, que deverá equipar no futuro, os outros modelos da gama Land Rover.

O sistema ERAD se junta a uma série de outras tecnologias desenvolvidas pelos engenheiros da Land Rover, que buscam diminuir a dependência de combustíveis fósseis e reduzir os índices de emissões de gases poluentes. Elas devem nortear os trabalhos da marca durante a próxima década.

A partir de 2009, alguns modelos Freelander 2 na Europa serão equipados com o sistema Stop / Start, que desliga o motor do veículo em situações de congestionamento e o religa ao simples toque no acelerador.

Isso proporciona economia de combustível e, por conseqüência, redução nas emissões de CO2.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança