domingo, 26 maio , 2024
28 C
Recife

Um carro esportivo por apenas R$ 480,00

ULBRA finaliza protótipo 100% acadêmico

- Publicidade -

O Avus, protótipo totalmente projetado e desenvolvido por alunos e professores do curso de Engenharia Automotiva da ULBRA venceu mais um estágio em sua fabricação e já está rodando.

Os primeiros testes de pista comprovaram as expectativas de que vem aí um esportivo com motor potente e bem mais leve do que os demais da categoria.

Mas o mais importante foi colocar em prática os ensinamentos de sala de aula e construir um veículo com custo praticamente zero.

Parece inacreditável, mas até o momento foram gastos apenas R$ 480,00 na fabricação do Avus. Quase todas as peças são doações e prêmios que a equipe do Laboratório de Engenharia Automotiva da ULBRA recebeu nos últimos semestres.

- Publicidade -

O motor de Astra foi ganho na Maratona de Eficiência Energética de São Paulo, quando o projeto de um veículo econômico (Camelo) se sagrou campeão.

Aliás, os estudos de alunos e professores venceram mais de uma vez em solo paulista e de lá também trouxeram um Vectra e um Punto zero quilômetros e mais um motor diesel de camioneta S10, que serve para pesquisas e aproveitamento de peças.

Além disso, algumas empresas do setor automotivo se engajaram no projeto Avus e forneceram sistema de injeção eletrônica (Fuel Tech), eletrônica embarcada (Novus), tubos (Zamprogna) e painel (Willtec).

Tudo isso deu origem a um veículo que depois de pronto terá motor traseiro com potência de 116hp e menos de 750kg, bem mais leve do que os similares de mercado.

“É um esportivo de dois lugares com suspensão dianteira embarcada e injeção programável. Após um ano de trabalho dentro da disciplina de Protótipos Automotivos temos certeza de que estamos no caminho certo”, comenta o coordenador do Laboratório, professor Luiz Carlos Gertz.

- Publicidade -

Segundo ele, a grande vitória é ver o envolvimento dos alunos, visto que isso traz mais bagagem para os futuros engenheiros.

Os primeiros testes foram animadores. O Avus já responde à potência do seu motor, mesmo que muitos ajustes ainda devam ser realizados.

A idéia agora é ingressar no estágio final de seu desenvolvimento, mas para isso é importante conseguir um parceiro que financie, principalmente, a carenagem.

“Se tudo der certo, em dois ou três meses ele estará finalizado”, prevê Gertz. Entretanto, a “brincadeira” de construir um carro de gente grande não pára por aqui. O professor já pensa em novos desafios como projetar um carro com o motor dianteiro. Mas isso é papo para as próximas turmas de Protótipos Automotivos.

Fotos de Aldrin Bottega – ACS / ULBRA

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais