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Show Bus Mercedes-Benz lança novos ônibus e demonstra tecnologia ambientalmente sustentável

A Mercedes-Benz realiza em sua unidade de Campinas, entre 18 e 19 de maio, a segunda edição do Show Bus, maior evento do setor de ônibus do Brasil.

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Esta é também a maior ação de relacionamento com clientes de ônibus do País e da América Latina

Reportagem | Tarcisio Dias
Com assessoria de imprensa da Mercedes-Benz do Brasil
Campinas / SP

A Mercedes-Benz realiza em sua unidade de Campinas, São Paulo, entre 18 e 19 de maio, a segunda edição do Show Bus, maior evento do setor de ônibus do Brasil.

Esta é também a maior ação de relacionamento com clientes de ônibus do País e da América Latina.

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Muitas atrações estão reservadas aos participantes, a começar pelo lançamento dos chassis O 500 RSDD 8×2 e OF 1730 e pela apresentação da versão Low Entry do modelo OH 1518.

Ao todo, estão expostos 15 modelos da marca, que oferece ao mercado a mais completa linha de ônibus do País.

O Show Bus conta com espaços temáticos específicos para ônibus urbanos, rodoviários e escolares, pós-venda, tecnologia (destaque para o pioneirismo da Empresa nos testes com biocombustíveis, como diesel de cana e biodiesel), meio ambiente (ações ambientais implantadas nas unidades da Empresa); Banco Mercedes-Benz (financiamento e seguros) e sistema BRT.

“O Show Bus mostra claramente a importância do negócio ônibus para a Mercedes-Benz do Brasil, maior fabricante e líder em vendas no mercado brasileiro e nas exportações de ônibus, bem como para a Daimler Buses, unidade de negócios da Daimler AG que é líder mundial em participação no mercado de ônibus”, afirma Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil.

“Nossa forte e tradicional liderança de mercado e a ampla experiência de 53 anos de atuação no País nos credenciam a realizar um evento abrangente, que conta com a participação de clientes de todo o País e da América Latina, parceiros e outros profissionais ligados ao setor”, destaca o executivo.

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“Esperamos repetir agora o grande sucesso da primeira edição do Show Bus de 2008, que se tornou o principal evento do segmento de ônibus no Brasil”.

Show Bus 2010 – Evento recebe o selo “Carbon Free” – Importante novidade do Show Bus deste ano é o acordo firmado pela Empresa com a ONG Iniciativa Verde, que resultou no recebimento do selo “Carbon Free”.

Como resultado dessa parceria, as emissões de CO2 (dióxido de carbono) geradas pela realização do Show Bus serão compensadas pela Mercedes-Benz por meio do plantio de árvores nativas na Mata Atlântica.

Dessa forma, a Empresa contribui para a redução do aquecimento global e para a recuperação e conservação desse patrimônio natural do Brasil.

O compromisso da Mercedes-Benz do Brasil com a proteção ambiental ganha ainda mais evidência no Show Bus.

Durante o evento, os participantes poderão verificar os resultados obtidos pela Empresa em testes pioneiros com o uso de biocombustíveis, como diesel de cana e biodiesel, e com o desenvolvimento de motores Conama P7.

Esses testes são realizados pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Mercedes-Benz do Brasil, localizado na unidade de São Bernardo do Campo, que é o maior da Daimler AG fora da Alemanha e o maior do setor de veículos comerciais na América Latina.

Ainda com foco no compromisso ambiental, o Show Bus apresenta os benefícios alcançados pela Empresa com a implantação de processos fabris ecologicamente sustentáveis.

Para ilustrar esse tema, a Empresa apresenta no evento o programa Produção mais Limpa (P+L), conjunto de iniciativas que visa a redução no consumo de recursos naturais e na geração de resíduos, a reutilização de matérias-primas e o aumento da reciclagem em todas as suas unidades.

Seminário destaca vantagens e benefícios do sistema BRT – O tema BRT – Bus Rapid Transit ganha importante foco no Show Bus.

Parceiro forte e confiável na implantação e operação desse sistema de transporte urbano, a Mercedes-Benz realiza, no dia 19 de maio, um seminário que reúne autoridades, operadores, gestores, consultores e especialistas.

“BRT na Copa 2014: do projeto ao concreto” é o tema central do seminário, que aponta o BRT como a solução mais rápida, eficiente e econômica para as cidades que sediarão os jogos do maior torneio de futebol do mundo, que serão realizados no Brasil em 2014.

A fim de demonstrar de forma dinâmica o conceito desse moderno sistema de transporte coletivo urbano, a Mercedes-Benz criou uma atração extra para o Show Bus, a Estação BRT.

O visitante poderá conferir, na área externa da exposição, uma ambientação típica de pontos de parada de corredores exclusivos, com sinalização e acessibilidade a um ônibus articulado, que faz um trajeto por vias internas da própria Empresa.

O 500 RSDD 8×2 oferece maior capacidade de transporte – O novo O 500 RSDD 8×2 chega ao mercado oferecendo duas versões de potência: 360 cv ou 422 cv.

Indicado para aplicações rodoviárias, este chassi amplia a oferta da linha Mercedes-Benz para clientes que atuam nas operações regulares de transporte de passageiros, especialmente em longas distâncias, assim como no turismo de luxo.

A principal novidade são os dois eixos na parte dianteira do veículo, o que, somado aos dois eixos da traseira, resulta num veículo 8×2 com a elevada capacidade de carga legal de 23.500 kg.

Isso permite a montagem de carroçarias Double Deck (parte superior do ônibus para passageiros e parte inferior com espaço para passageiros e bagagens), ideais para a prestação de um serviço diferenciado, com mais luxo e conforto para os passageiros.

O novo O 500 RSDD 8×2 sai de fábrica na versão buggy, com entreeixos de 3.000 mm, sendo alongado posteriormente para receber carroçarias até 14 metros.

Isso possibilita a instalação máxima de 52 poltronas, além das opções leito e semileito, e várias configurações internas de conforto, como toalete, geladeira, frigobar, cafeteria, cozinha, TV, DVD, ar condicionado e aquecimento, entre outros itens.

“Como todo modelo da linha rodoviária O 500 da Mercedes-Benz, este chassi se destaca pelos elevados padrões de tecnologia, segurança, conforto, alto desempenho e rentabilidade operacional, tornando-se um diferencial nos serviços prestados pelos frotistas”, diz Curt Axthelm, gerente de Marketing de Produto – Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

O motor eletrônico OM 457 LA de 12 litros (360 cv ou 422 cv de potência a 2.000 rpm e 1.600 Nm ou 1.900 Nm de torque a 1.100 rpm) se caracteriza por um elevado torque já em baixas rotações, o que se traduz em excelentes arrancadas e retomadas de velocidade e em agilidade nas ultrapassagens. Isso resulta em velocidades médias elevadas, favorecendo o cumprimento de horários.

A força e o excelente desempenho do veículo são frutos da combinação do motor com o câmbio Mercedes-Benz GO 210 de 6 marchas, que proporciona maior elasticidade de marchas e um menor consumo de combustível.

O auxílio pneumático do confiável e seguro sistema servoshift do câmbio reduz esforços no engate de marchas.

A alavanca do tipo joystick faz da troca uma operação suave e simples, com mais conforto e menos desgaste para o motorista.

A suspensão pneumática integral dos chassis Mercedes-Benz O 500 é reconhecida no mercado como um diferencial da marca.

Este sistema assegura um elevado padrão de estabilidade ao veículo, que fica constantemente nivelado em relação ao solo, oferecendo maior conforto e segurança para os passageiros.

Tanto na dianteira, quanto na traseira, o chassi O 500 RSDD 8×2 conta com suspensão a ar integral, incluindo também amortecedores, barras longitudinais, barra transversal e barra estabilizadora.

Todo o conjunto de suspensão do veículo é montado pela Mercedes-Benz, o que significa maior qualidade, durabilidade e facilidade de encarroçamento.

O exclusivo freio-motor Top Brake proporciona maior potência de frenagem, mais segurança, maior vida útil dos componentes dos freios, menos trocas de marcha e economia no consumo de combustível em função da maior velocidade média.

O freio de serviço dispõe de secador de ar e válvula Concept, que elimina eventuais impurezas provenientes do compressor.

Entre os itens de série do O 500 RSDD destacam-se ainda a polia adicional para montagem de ar condicionado, limitador de velocidade, tacógrafo de gaveta e diagnose “on board”, incluindo códigos no display central.

A ampla oferta de opcionais do O 500 RSDD permite ao frotista elevar o padrão de tecnologia, desempenho, conforto e segurança da frota.

Entre esses itens, constam coluna de direção regulável, rodas de alumínio, piloto automático, limitador de velocidade, freios ABS+ASR e sistema de elevação/rebaixamento e de ajoelhamento da suspensão.

OF 1730 amplia oferta de chassi com motor na dianteira – O chassi OF 1730 foi concebido para aplicações intermunicipais, bem como para fretamento e curtas distâncias rodoviárias, sendo ideal para clientes que necessitam de maior velocidade média em suas operações.

Com este produto, a Mercedes-Benz passa oferecer o maior portfólio de chassis com motor dianteiro, formado pelos modelos OF 1218 (12.000 kg de PBT), OF 1418 (14.000 kg de PBT), OF 1722 (17.000 kg de PBT) e agora também OF 1730 (18.100 kg de PBT), que assegura maior robustez e capacidade de transporte.

Com entreeixos de 5.950 mm, o chassi OF 1730 permite a instalação de carroçarias até 13,2 metros, com até 52 assentos na versão intermunicipal e até 40 assentos na versão rodoviária, que pode receber toalete e ar condicionado.

Esse novo chassi vem equipado com o motor eletrônico OM 926 LA de 6 cilindros, que oferece potência de 305 cv a 2.200 rpm e torque de 1.200 Nm entre 1.400 e 1.600 rpm. O elevado torque propicia ótimas arrancadas e retomadas.

Além disso, o motor Mercedes-Benz assegura ótimo desempenho com economia no consumo de combustível e na manutenção, aumentando a rentabilidade para o cliente.

A força do motor é totalmente aproveitada pelo câmbio ZF S6 1550 de 6 marchas, o mesmo utilizado nos ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500 R e já reconhecido por sua eficiência e durabilidade.

Opcionalmente, o cliente tem à disposição o retarder eletromagnético Telma, que amplia ainda mais o nível de conforto para o motorista.

A suspensão mecânica do OF 1730 foi reforçada para suportar a maior capacidade de carga do veículo.

Ela conta com feixes de molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos de dupla ação e barras estabilizadoras na dianteira e na traseira.

Os freios a tambor contam com válvula ALB (item opcional), que melhora a característica de frenagem na traseira do veículo.

Além disso, o OF 1730 vem equipado com o exclusivo freio-motor Top Brake da Mercedes-Benz, que oferece uma potência de frenagem 30% maior em relação aos sistemas convencionais.

O display central fornece informações em forma de código alfa numérico on-line sobre o funcionamento do veículo, garantindo mais comodidade e segurança na operação.

O sistema de diagnose “on board” permite check-up do veículo a partir do painel, verificando itens relacionados ao funcionamento do motor.

OH 1518 LE assegura maior conforto e acessibilidade – Atenta às demandas do transporte de passageiros, a Mercedes-Benz ouviu novamente os seus clientes e criou a versão Low Entry a partir do seu conhecido chassi OH 1518. O objetivo é oferecer ainda mais conforto de acesso aos usuários do transporte coletivo urbano.

Este novo chassi conta com suspensão integral a ar e sistema de ajoelhamento do ônibus, que nivela o veículo com a calçada durante as paradas, facilitando e agilizando as operações de embarque e desembarque, permitindo também o cômodo acesso para cadeirantes e portadores de necessidades especiais.

Apto para a montagem de carroçarias até 11 metros, o chassi OH 1518 LE é indicado para linhas alimentadoras dos sistemas de transporte de passageiros de médias e grandes cidades.

Com PBT de 15.000 kg, este chassi é equipado com o motor eletrônico Mercedes-Benz OM-904 LA de 4 cilindros, com 177 cv de potência a 2.200 rpm e 69 mkgf de torque entre 1.200 e 1.600 rpm, e com a caixa de câmbio Allison T 270 R.

A combinação entre o motor e o câmbio resulta numa excelente dirigibilidade, proporcionando melhores arrancadas e retomadas de velocidade, bem como maior capacidade de subida, o que reverte também em maior segurança na condução do veículo.

Entre os itens de série do OH 1518 LE incluem-se painel eletrônico com sistema de diagnose “on board”, freio-motor Top Brake e tacógrafo de gaveta com leitor digital.

Mercedes-Benz é a primeira a testar o diesel de cana – Confirmando seu pioneirismo no desenvolvimento tecnológico de motores, a Mercedes-Benz do Brasil é a primeira indústria a realizar testes com o diesel de cana.

Em parceria com a Amyris Brasil, a Empresa concluiu a primeira fase de testes dessa tecnologia.

Para tanto, utilizou em um tanque de combustível 90% de diesel comercial de algumas áreas metropolitanas (com teor de enxofre S50) e 10% de diesel de cana.

Mesmo com um percentual aparentemente pequeno, o novo combustível proporcionou redução de 9% nas emissões de material particulado, sem aumentar as emissões de NOx.

As equipes de desenvolvimento da Mercedes-Benz e da Amyris estão preparadas para início da segunda fase de testes, utilizando agora o combustível 100% diesel de cana.

Outro resultado dos testes com o diesel de cana que merece destaque é a manutenção do desempenho do motor.

“Nos ensaios comparativos, todos os parâmetros de controle do motor permaneceram exatamente iguais. Com isso, reforçamos nossa confiança no uso desse novo biocombustível. Ele se mostra como uma alternativa interessante, pois não requer alteração na estrutura da frota atual”, afirma Gilberto Leal, gerente de Desenvolvimento de Motores da Mercedes-Benz do Brasil.

Para a Empresa, outra característica fundamental apresentada pelo novo combustível é a manutenção do reduzido consumo.

“Para nossos clientes, o diesel de cana será certamente uma opção a mais no uso de combustíveis alternativos no já conhecido e eficiente motor diesel Mercedes-Benz”, diz Leal.

O pacote pós-venda mais completo do segmento – Durante o Show Bus, a Empresa destaca produtos e serviços do pacote pós-venda mais completo oferecido a clientes do segmento de ônibus.

Nesse espaço temático estarão expostos motores, câmbios e embreagens remanufaturados da linha RENOV.

No processo de remanufatura são utilizadas peças novas, que atendem às especificações de fábrica, assegurando assim garantia com abrangência nacional, um diferencial da marca no mercado.

Por meio da exposição de filtros de ar, a equipe de pós-venda apresenta, no evento, comparativos entre peças genuínas e do mercado paralelo, apontando os benefícios do uso de produtos da marca na manutenção preventiva de frotas de ônibus, o que traz vantagens em termos de qualidade, durabilidade e custos.

No pacote de produtos e serviços de pós-venda que a Mercedes-Benz oferece aos seus clientes incluem-se ainda contratos de manutenção, assistência 24 horas, central de atendimento ao cliente, catálogo eletrônico de peças e treinamento de motoristas e mecânicos.

Parceiros também divulgam produtos e serviços – O Show Bus é muito mais do que uma exposição de produtos e da tecnologia da Mercedes-Benz.

O evento tornou-se um verdadeiro show do setor de ônibus, contando com o apoio e a presença das mais importantes empresas que atuam nesse segmento.

Os parceiros que participam do Show Bus dispõem de espaços próprios para divulgar seus produtos e serviços, bem como para incrementar o relacionamento com os clientes. Este é o caso de encarroçadoras e fornecedores de componentes e agregados.

As empresas Marcopolo, Caio Induscar, Neobus, Comil, Mascarello e Irizar expõem vários modelos de carroçarias.

Estão também presentes no evento as empresas Allison, Voith e ZF (transmissões), Alcoa (rodas de alumínio), Mobil e Shell (lubrificantes), Bridgestone, Michelin e Pirelli (pneus).

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