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Tecnologia de peso chega no Actros da Mercedes-Benz

Com novos padrões de tecnologia, segurança e conforto, a Mercedes-Benz do Brasil realizou na Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, a apresentação de sua mais nova linha de caminhões, os pesados Actros

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Reportagem | Tarcisio Dias (*)
Fotos | Divulgação / Mecânica Online
FOZ DO IGUAÇU / PR

“Força, energia e ampla capacidade são atributos similares da Usina de Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo, e dos caminhões pesados Actros, que se destacam no mercado pela avançada tecnologia, alto desempenho e elevada capacidade de carga”, afirma Joachim Maier, vice-presidente de Vendas da Mercedes-Benz do Brasil.

Cerca de 600 convidados tiveram a oportunidade de conhecer os inovadores recursos em tecnologia, além claro, de realizar testes de impressão acompanhados de técnicos da fábrica.

O seu portal e Revista multimídia Mecânica Online mostra agora a tecnologia de peso que chega no mercado brasileiro a partir de setembro.

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Retrospecto – Os modelos Actros atualmente oferecidos no Brasil fazem parte da atual e terceira geração desses caminhões pesados Mercedes-Benz, lançados em 1996 na Alemanha e que já têm mais de 650.000 unidades vendidas em todo o mundo. Na América Latina, destacam-se países como o Brasil, Chile, Peru e Equador.

Logo na sua chegada ao mercado europeu (em 1996, 2004 e 2009), as três gerações do Actros foram premiadas como “Caminhão do Ano” no Salão Internacional de Veículos Comerciais IAA de Hanover, na Alemanha, a partir de uma pesquisa com jornalistas especializados de vários países da Europa.

Em 2004 e 2009, o Actros também foi eleito o “Caminhão do Ano” por leitores da revista britânica “Truck&Driver”, o que resultou na conquista, em 2010, do título de “Caminhão da Década”.

O Actros também tem seu nome registrado no Guinness Book.

Em 2008, entrou para o livro dos recordes como o caminhão de 40 toneladas mais econômico do mundo no consumo de combustível.

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Produtividade com tecnologia – Top de linha da Mercedes-Benz, o Actros rodoviário oferece amplo pacote de itens de avançada tecnologia, tornando-se um interessante produto para clientes altamente profissionalizados, como grandes empresas de transporte que focam produtividade e que também valorizam a tecnologia, conforto, segurança e potência do caminhão, além da economia de combustível.

A principal novidade é a chegada do mais novo integrante da família Actros no Brasil, o modelo 2546 LS 6×2, que amplia a linha de caminhões pesados para transporte rodoviário de cargas.

Com esse lançamento, a linha Actros passa a contar, no País, com os modelos rodoviários 2546 LS 6×2 e 2646 LS 6×4 e também com a versão basculante 4844 K 8×4 para as severas operações fora-de-estrada, estes dois últimos já à venda no mercado brasileiro.

Com início de vendas no próximo mês de setembro, o Actros 2546 LS 6×2 oferece os mesmos componentes inovadores que chegaram ao mercado brasileiro com o Actros 2646 LS 6×4 rodoviário.

Os caminhões rodoviários Actros são indicados para operações com diversos tipos de carroçarias, como carga seca aberta, furgão, sider, tanques de líquidos e gases e porta-contêiner, entre outros.

Eles se diferenciam pela tração (6×2 e 6×4), o que permite variadas aplicações e capacidades no transporte de carga.

O Actros 2546 LS 6×2 é indicado para semirreboques entre 48,5 e 53 toneladas de peso bruto total combinado – PBTC.

Pode também ser utilizado em composições como o bitrem de 57 toneladas de PBTC, desde que o conjunto seja licenciado ainda em 2010.

A partir de 2011, a legislação vai exigir caminhões 6×4 para PBTC de 57 toneladas, o que já é atendido pelo Actros 2646 LS 6×4.

Além disso, essa versão 6×4 também é indicada para composições como bitrenzão e rodotrem de 74 toneladas de PBTC.

A distância entreeixos de 3.300 mm torna esse cavalo-mecânico um veículo mais compacto e com melhor manobrabilidade.

Isso permite a utilização de carroçarias maiores (semirreboques até 15 metros e bitrem de 7,65+7,65 metros), resultando em grande capacidade volumétrica para a carga.

Mercedes-Benz Actros – A cabina Megaspace possui largura interna de 2,26 metros e altura interna de 1,92 metro

Interior – Os caminhões rodoviários da linha Actros são oferecidos no mercado brasileiro com três versões de configuração: cabinas Conforto, Megaspace Conforto e Megaspace Segurança.

ActrosA cabina Megaspace possui largura interna de 2,26 metros e altura interna de 1,92 metro, contando com suspensão pneumática, ar condicionado de série, piso totalmente plano e o inovador ar condicionado noturno – funciona de forma independente, por até 8 horas, com o motor do caminhão desligado, ou seja, sem consumo de combustível.

Outro destaque a parte é a cama e seus três compartimentos para objetos e pertences sob o confortável colchão apoiado sobre molas.

Mecânica Online® – Os caminhões Actros vêm equipados com embreagem bidisco, que permite maior robustez e vida útil, além de menor número de paradas para manutenção.

Os eixos traseiros dispõem de redução nos cubos, diferencial da marca no mercado, o que mantém a elevada robustez, durabilidade e confiabilidade.

A suspensão traseira também é pneumática, com 4 bolsas de ar em cada eixo, única de série no mercado com essa configuração.

Para facilitar o trabalho do motorista, os caminhões rodoviários Actros são equipados com câmbio PowerShift de 12 velocidades totalmente automatizado, que aproveita integralmente a força do motor eletrônico OM 501 LA de 6 cilindros em V (potência de 456 cv a 1.800 rpm e torque de 224 mkgf a 1.080 rpm), sem pedal de embreagem, único de série no País.

A manopla está localizada num console rebatível junto ao apoio de braço do banco do motorista, ficando sempre em posição ideal, independentemente da altura do banco.

Assim, o motorista pode realizar os comandos com simples movimentos. Além disso, o câmbio totalmente automatizado reduz a necessidade de treinamento do motorista e diminui a influência resultante das diferenças de habilidade entre os motoristas. Com isso, há uma maior economia média de consumo de combustível na frota.

Tecnologia de peso – Único caminhão no País a ser equipado, de série, com freio a disco eletrônico com ABS e ASR, o Actros também disponibiliza o sistema de bloqueio de deslocamento para partida em rampa e sensor de chuva e iluminação, com acionamento automático dos faróis e dos limpadores de parabrisa.

Na versão Megaspace Segurança, o inovador pacote de equipamentos do Actros conta ainda com itens inéditos no mercado brasileiro: sistema de controle de proximidade, sistema de orientação de faixa de rolagem e sistema ativo de frenagem, além de retarder.

Durante nosso teste com o novo modelo nas dependências da Usina de Itaipu foi possível conhecer de perto a eficiência dos principais recursos de tecnologia oferecidos:

• Sistema de orientação de faixa de rolagem – Uma câmera especialmente montada no parabrisa detecta a posição do caminhão em relação às faixas de estrada, à direita e à esquerda. Um alerta sonoro avisa o motorista se o veículo se move para fora dessa via, aumentando a segurança de circulação.

• Sistema de controle de proximidade – Um exclusivo radar, localizado no parachoque, monitora o tráfego à frente.

Com base na velocidade dos demais veículos e na distância preestabelecida em relação ao veículo da frente, a unidade de controle adequa a velocidade do Actros às variações do tráfego, mantendo distância ajustada, diminuindo assim o risco de eventuais colisões.

Este sistema assegura maior tranquilidade ao motorista, aumentando a segurança nas vias.

• Sistema ativo de frenagem – Se o sistema detecta uma situação de risco, ele reduz a velocidade do caminhão utilizando todos os sistemas de freio disponíveis, conforme a necessidade.

Para tanto, avalia as condições do tráfego à frente, bem como as velocidades dos demais veículos. Se há risco de colisão, o sistema ativa um alerta visual e sonoro.

Posteriormente, faz uma leve intervenção nos freios e, se for necessário, realiza uma freada de emergência. Este inovador componente do caminhão pode ajudar a reduzir o risco de colisão em situações críticas ou, pelo menos, aliviar bastante suas consequências.

• Sistema de Freios com ABS e ASR – Além de ampliar a eficiência de frenagem, o sistema assegura maior vida útil dos componentes dos freios e dos pneus, controlando o funcionamento do ABS, ASR e Top Brake.

Permite também a equalização do desgaste das pastilhas de freio. O sistema antibloqueio de rodas ABS permite a dirigibilidade do caminhão nas frenagens de emergência ou pisos escorregadios, aumentando sensivelmente a segurança. O ASR garante o controle da tração do veículo mesmo em situações de pouca aderência.

• Bloqueio de deslocamento para partida em rampa – Este dispositivo mantém o veículo parado por alguns segundos, sem necessitar do acionamento do freio de estacionamento, até que o motorista arranque com suavidade, evitando que o veículo desça em marcha à ré. Isso traz maior conforto para o condutor e mais segurança para o caminhão.

(*) Repórter viajou a convite da Mercedes-Benz do Brasil

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