sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Mercedes-Benz Vans celebra parceria com a startup de drones Speedbird Aero

A Mercedes-Benz Vans fecha parceria no Brasil com a Speedbird Aero, empresa pioneira em desenvolver e operar sistemas aéreos não tripulados para realizar o transporte e entrega de produtos, tendo como base móvel da operação a Sprinter Furgão.

“A inovação é um dos valores da marca Mercedes-Benz e a parceria com a Speedbird Aero só destaca este nosso posicionamento de estar sempre à frente das futuras necessidades dos nossos clientes, proporcionando mais uma modalidade de entrega de forma totalmente tecnológica”, destaca Jefferson Ferrarez, presidente e CEO Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

A parceira de 3 anos consiste em converter os veículos Sprinter Mercedes-Benz em bases móveis denominadas “droneports” para as operações da Speedbird Aero, que permitirá uma integração completa do modal aéreo não tripulado com o terrestre.

O projeto que se iniciou com a aquisição de um Furgão Street 314 Teto Alto no final de 2020 e que, atualmente, encontra-se em transformação para incluir toda a infraestrutura do centro operacional, onde será realizada a operação dos voos e as respectivas entregas, assim como ser a área de pouso e decolagem dos drones.

A Mercedes-Benz Vans oferece todo o suporte à Speedbird Aero: desde consultoria técnica na transformação de um veículo Furgão em “droneport”, passando pelo empréstimo de uma Sprinter Passageiro para a logística dos colaboradores da startup e, também com todo o apoio necessário para realização dos projetos pilotos com laboratórios e empresas de delivery de comida, visando garantir a operação das entregas dos produtos com segurança.

“Vimos projetos semelhantes de sucesso no exterior com a marca Mercedes-Benz e não tivemos dúvidas em tê-la como parceira de negócio no Brasil. A Sprinter é o veículo que se destaca em sua categoria e tem todas as características que necessitamos para a conexão entre os dois modais, o terrestre e o aéreo. Juntos revolucionaremos a forma como são feitas as entregas no país. Hoje, temos drones com capacidade de até 8 quilos de carga útil e autonomia que vai de 2.5 até mais de 100 quilômetros. Futuramente, com certeza, novas opções serão disponibilizadas”, ressalta Manoel Coelho, co-fundador da Speedbird Aero.

Nos próximos meses, a implementação de um centro operacional da Speedbird Aero dentro da Sprinter Mercedes-Benz marcará o primeiro resultado desta parceria logística pioneira entre uma montadora e a empresa de drones.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn