Mercedes-Benz

Fábrica da VW Caminhões e Ônibus em Resende comemora 25 anos

A chegada da VWCO lançou as bases do polo automotivo do sul fluminense.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus celebra os 25 anos de sua fábrica localizada em Resende, na região Sul Fluminense.

Com investimento inicial de US$ 250 milhões, a montadora já quintuplicou os recursos aplicados para o desenvolvimento de suas operações, que tiveram um salto qualitativo desde sua instalação na cidade.

Hoje a marca oferece para o mercado uma linha completa de caminhões e ônibus, e celebra a boa aceitação do e-Delivery, primeiro caminhão elétrico desenvolvido e produzido no Brasil.

“Ao longo de 25 anos, nossa fábrica se tornou referência com inédito Consórcio Modular e o e-Consórcio, além de produzir uma série de veículos que se tornaram verdadeiros ícones do transporte. Hoje ocupamos um complexo fabril de 1 milhão de metros quadrados com 4.500 colaboradores, conquistando os mercados brasileiro e internacional. O segredo do sucesso da nossa marca se baseia em um pilar sólido: o cliente está sempre em primeiro lugar”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Após a construção de sua sede em 1996, a VWCO criou famílias marcantes de produtos, como a Série 2000, o Constellation, duas gerações do Delivery e o Meteor, além do primeiro chassi de ônibus VW com motor traseiro e a introdução da marca MAN no país.

Também fazem parte dessas evoluções as linhas Euro 3 e 5, a ampliação da capacidade produtiva e a expansão para mercados internacionais.

Hoje a montadora conta com sua linha para o transporte de cargas vai de caminhões de 3,5 a 125 toneladas de peso bruto total.

A VWCO desenvolveu também uma linha completa para o transporte de passageiros, com chassis Volksbus para os mercados de ônibus rural, urbano, fretamento, rodoviário e escolar. Somam-se ainda os recentes investimentos na mobilidade elétrica.

Conquistas – A fábrica comemora seu vigésimo quinto aniversário no mesmo ano em que a marca Volkswagen Caminhões e Ônibus celebra seus 40 anos de existência.

Em fevereiro de 1981, o Brasil e o mundo conheceram a até então inédita Volkswagen Caminhões, marca que vem fazendo história e liderando o mercado com seus caminhões e ônibus sob medida para os clientes.

Criado juntamente com a fábrica de Resende, o Consórcio Modular é o modelo de produção da VWCO em que a fabricante de veículos comerciais delega a responsabilidade de montagem em sua fábrica a oito fornecedores ali chamados de parceiros.

Essa inovação contribuiu para a montadora focar no desenvolvimento e controle de qualidade dos seus produtos.

A chegada do Consórcio em Resende, há 25 anos, lançou as bases do polo automotivo do Sul Fluminense, hoje um dos maiores do Brasil.

A VW Caminhões e Ônibus também deu um grande passo na viabilização da mobilidade elétrica para a produção dos primeiros caminhões elétricos brasileiros com a criação do inédito e-Consórcio, e em julho iniciou oficialmente as vendas em concessionários autorizados do primeiro caminhão 100% elétrico, o novo VW e-Delivery.

Além do desenvolvimento de produtos com sua Engenharia também localizada em Resende, a empresa cuida dos testes de qualidade que contemplam segurança e conformidade com os padrões mundiais do Grupo Volkswagen.

Uma rede de concessionários e importadores com cerca de 350 pontos de venda espalhados por dois continentes faz a distribuição dos produtos made in Resende.

Equipe Mecânica Online®https://www.mecanicaonline.com.br
Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.
- Publicidade - Casa Scania

Notícias relacionadas

Mercedes-Benz

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

Mais recentes

Mercedes-Benz
Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação