sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Volvo Trucks lidera mercado europeu de caminhões elétricos

Estatísticas recentes mostram que a Volvo Trucks foi líder em caminhões pesados 100% elétricos na Europa em 2021, com uma participação de mercado de 42%.

No ano passado, a empresa recebeu pedidos de mais de 1.100 caminhões elétricos em todo o mundo.

A indústria de transporte rodoviário de cargas está passando por uma transformação rumo a soluções mais cada vez mais sustentáveis.

As vendas de caminhões pesados elétricos começam a crescer, com a Europa na liderança.

Estatísticas do grupo de análise de mercado IHS Markit mostram que em 2021 um total de 346 caminhões elétricos acima de 16 toneladas foram emplacados na Europa, um aumento de 193% em relação a 2020.

A Volvo Trucks detém a maior fatia desse mercado, com 42% de participação.

Os países europeus com as maiores quantidades de caminhões elétricos pesados emplacados são Suíça, Noruega, Suécia e os Países Baixos.*

“Estamos determinados a impulsionar a revolução dos caminhões elétricos e nossa posição de liderança de mercado na Europa é a prova de que estamos fazendo exatamente isso. Mesmo que os volumes ainda sejam baixos, vemos o interesse crescendo rapidamente, tanto na Europa e América do Norte quanto em outras partes do mundo. Em 2021, recebemos pedidos e cartas de intenção de compra de mais de 1.100 caminhões em 20 países. A oferta de veículos elétricos com zero emissões é uma grande vantagem competitiva”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

A Volvo iniciou a produção em série de caminhões elétricos ainda em 2019, sendo uma das primeiras marcas de caminhões do mundo a fazê-lo.

Em breve, quando começar também a produção das versões 100% elétricas dos modelos Volvo FH, Volvo FM e Volvo FMX, a marca terá a mais completa linha de caminhões elétricos da indústria global.

A Volvo já entrega caminhões elétricos para uma ampla gama de clientes na Europa, América do Norte e Austrália.

A meta da empresa é que, até 2030, metade de suas vendas totais de caminhões sejam de veículos elétricos.

“Esses números mostram claramente que nossas vendas começaram muito bem. Com a oferta de toda nossa linha em versões elétricas será possível atender à demanda de praticamente metade dos transportes rodoviários pesados na Europa. Essa proporção crescerá ainda mais à medida em que aumenta a autonomia dos caminhões elétricos e a infraestrutura de recarga esteja mais desenvolvida”, finaliza Roger Alm.

*Fonte: IHS Markit, ihsmarkit.com. Europa, excluindo Reino Unido.

Estatísticas da IHS Markit sobre o total de caminhões (todas as marcas) acima de 16 toneladas emplacados na Europa em 2021, excluindo o Reino Unido:

PaísVolume total de caminhões elétricos
na Europa em 2021 (todas as marcas)
Suíça77
Noruega56
Suécia47
Países Baixos42
Alemanha37
França25
Dinamarca21
Espanha11
Itália9
Hungria7
Polônia4
Bélgica3
República Tcheca2
Finlândia2
Irlanda2
Áustria1
Total346

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn