domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Fique esperto na escolha do líquido de arrefecimento correto

Um descuido quanto a esse item pode levar o veículo a graves problemas de funcionamento e grandes prejuízos financeiros ao motorista

Responsável por manter a temperatura ideal para que o motor trabalhe com eficiência, o fluido de arrefecimento deve estar em boas condições paara garantir o bom funconamento do motor.

- Publicidade -

A Valvoline, fabricante mundial de lubrificanes com mais de 150 anos de historia, oferece dicas para a escolha do tipo ideal do líquido de arrefecimento.

O primeiro passo é saber qual o produto indicado para o carro, já que o fluído de arrefecimento não é todo igual.

Atualmente, existem muitos propulsores com bloco de alumínio. Nesse caso o fluido indicado é de um tipo. Já para os blocos de ferro é de outro tipo.

Existem três tipos de fluídos: os orgânicos, orgânicos híbridos e inorgânicos. As diferenças entre eles levam em conta elementos em sua composição e dizem respeito a quilometragem indicada para troca.

- Publicidade -

No caso dos inorgânicos, por exemplo, as trocas são indicadas a cada 50.000 km rodados. Isto porque a sua composição traz elementos que protegem o sistema e garantem seu funcionamento até determinadas temperaturas.

Porém com uma vida útil menor. Após esse prazo a sua coloração muda sensivelmente e a sua eficiência também.

Já os orgânicos têm em sua composição elementos mais resistentes.

Isso fica claro com o tempo indicado para troca, sempre acima dos 200.000 km. Dessa forma a sua efetividade é prolongada e a proteção permanece por mais tempo.

Outra questão muito importante, essencial até, é o contexto onde o veículo será utilizado.

- Publicidade -

Por essa razão existem tipos de fluídos de arrefecimento distintos que protegem contra congelamento ou, ao contrário, uma ebulição muito rápida, se estiver em um local com temperatura elevada.

O mais importante é seguir o manual de instruções do veículo e utilizar produtos dentro das especificações recomendadas pelos fabricantes e que seja de uma linha de qualidade e que tenha diferenciais em tecnologia no seu desenvolvimento.

Dica de verificação do líquido de arrefecimento – O líquido circula dentro do motor, passando pelo bloco e cabeçote, e tem sua temperatura elevada devido à queima da mistura ar-combustível.

Esse calor é transportado para fora do motor por meio de dutos e mangueiras que o conduzem até o radiador.

A escolha do produto errado ou trafegar com baixo nível do fluído pode provocar sérios problemas ao motor do veículo e, por isso, a checagem do líquido deve fazer parte da rotina de revsões do dono do carro.

A verificação é simples e visual. Há mais de 40 anos os carros receberam um pequeno vaso de expansão do radiador.

Isso facilitou bastante a checagem desse item, que normalmente não oscila em termos de perda de líquido. A não ser que haja algum problema ou vazamento.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança