sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Schaeffler e ZF apresentam resultados de colaboração em monitoramento de condições de rolamentos ferroviários

Resultados da cooperação entre Schaeffler e ZF, lançada em 2018, são apresentados na InnoTrans

A digitalização é uma das ferramentas mais valiosas para maior desenvolvimento tecnológico e econômico do transporte ferroviário.

- Publicidade -

A coleta de dados de produção, operação e manutenção formam a base para intervalos de manutenção estendidos e melhoram a segurança e confiabilidade.

Schaeffler e ZF, dois dos maiores fornecedores automotivos e industriais do mundo, já anunciaram sua colaboração em monitoramento de condição de mancais de caixa de eixo na InnoTrans, em 2018.

Os primeiros resultados bem-sucedidos dessa parceria estão sendo apresentados na InnoTrans deste ano, que ocorre em Berlim (ALE), de 20 a 23 de setembro.

A expertise combinada acelera a digitalização no transporte ferroviário – Quatro anos atrás, a Schaeffler e ZF anunciaram que trabalhariam juntas visando a melhoria do monitoramento de condição de mancais de caixa de eixo.

- Publicidade -

Desde então, elas desenvolveram juntas um sistema que passou por testes de campo com vários operadores e que tem sido aprimorado continuamente.

A Schaeffler é responsável por programar o software de análise de rolamentos, necessário para avaliar os dados capturados.

A ZF disponibiliza a plataforma connect@rail, os sensores Heavy Duty TAG e gateways VCU Pro Onboard Unit, além de conectividade em nuvem e painel de visualização.

Enquanto isso, diversos milhares de conjuntos de dados estão sendo analisados todos os meses – de modo totalmente automático.

No futuro, ZF e Schaeffler querem incluir mancais de caixa de engrenagens no sistema de monitoramento, juntamente com mancais de caixa de eixo.

- Publicidade -

“Com nossa expertise técnica combinada e entendimento compartilhado de todo o sistema ferroviário, estamos conseguindo explorar todo o potencial do monitoramento digital de condição nessa colaboração excepcional”, diz Dr. Michael Holzapfel, vice-presidente sênior da unidade de negócios ferroviários da Schaeffler, acrescentando que “graças ao desenvolvimento contínuo de nossos sistemas, com base em nossas trocas mútuas, temos capacidade de melhorar permanentemente o transporte ferroviário com relação à eficiência econômica e confiabilidade. Buscamos ansiosamente nossa colaboração continuada”.

“A cooperação com a Schaeffler mostra que parcerias fortes são a chave para tornar o setor ferroviário mais confiável e eficiente, utilizando soluções digitais. Na Schaeffler, encontramos essa parceira forte – e buscamos nossa colaboração contínua”, diz Markus Gross, líder de sistemas de acionamento ferroviário da linha de produtos da ZF.

Intervalos de manutenção estendidos e tempos de inatividade reduzidos – A expertise combinada das duas empresas permite a criação de uma solução Rail 4.0 com valor agregado significativo: O acionamento mecânico, que é mantido como uma unidade separada, pode ser monitorado digitalmente de modo separado até seus subsistemas e componentes, utilizando apenas um sistema de monitoramento de condição.

O objetivo é permitir que as medidas de manutenção baseadas em condição sejam realizadas com o auxílio de análises de dados operacionais e, portanto, estendem os intervalos de manutenção e reduzem tempos de inatividade.

Conceito de plataforma aberta permite parcerias adicionais – Ambos os parceiros começaram a aproveitar oportunidades futuras oferecidas pela Indústria 4.0 em um estágio inicial.

A ZF oferece sistemas de acionamento ferroviário equipados com sensores, incluindo análise de condição, e a Schaeffler aprimora o sistema com sua análise de dados para mancais da caixa de eixo.

Com essa colaboração, o potencial das soluções da Schaeffler está longe de ter chegado ao seu limite: O sistema de monitoramento de connect@rail da ZF é desenvolvido como um conceito de plataforma aberta, que pode ser expandido para incluir parcerias adicionais, permitindo que outros componentes e até mesmo truques completos sejam monitorados.

Isso significa que os operadores ferroviários não precisarão mais adaptar sistemas novos e caros, mas podem adicionar o diagnóstico de condição dos rolamentos às suas soluções existentes.

Schaeffler e ZF, dessa forma, permitem que os operadores não precisem instalar um sistema separado de monitoramento de condição para cada componente, o que cria um valor agregado econômico significativo com um gasto mínimo.

O sistema desenvolvido em conjunto pela Schaeffler e ZF para melhorar o monitoramento de condição de mancais de caixa de eixo está passando por testes de campo com diversos operadores e está sendo aprimorado continuamente.

A Schaeffler é responsável por programar o software de análise de rolamentos, necessário para avaliar os dados capturados.

A ZF disponibiliza a plataforma connect@rail, os sensores Heavy Duty TAG e gateways VCU Pro Onboard Unit, além de conectividade em nuvem e painel de visualização (crédito da foto: ZF Group)

A Schaeffler utiliza seu software para analisar os dados fornecidos pelos sensores ZF Heavy Duty TAG e gateways VCU Pro Onboard Unit.

Analisar essas informações permite que intervalos de manutenção sejam estendidos e tornam o transporte ferroviário mais seguro e confiável (crédito da foto: Schaeffler.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança