domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Volvo Trucks testa transporte de minério sem fóssil com caminhões elétricos de 74 toneladas

A mineradora sueca Kaunis Iron investe para tornar seu transporte de minério de ferro totalmente livre de fósseis. Junto com a Volvo Trucks, caminhões elétricos pesados ​​de 74 toneladas serão testados em um projeto único.

- Publicidade -

A Kaunis Iron planeja investir meio bilhão de coroas suecas em novos caminhões elétricos.

Hoje, a Kaunis transporta seu minério por uma estrada de 160 quilômetros entre Kaunisvaara e Pitkäjärvi, no norte da Suécia, usando caminhões Volvo movidos a diesel. Um total de 30 semirreboques de 90 toneladas fazem a viagem 24 horas por dia.

O plano para o futuro é mudar para caminhões elétricos a bateria para transporte pesado, para que possam operar completamente livres de combustíveis fósseis com zero emissões de CO2 .

No inverno de 2021, um caminhão Volvo FMX Electric foi testado com sucesso em tráfego real, onde teve que gerenciar o frio ártico e temperaturas superiores a -30°C.

- Publicidade -

“Nosso objetivo é alcançar o transporte livre de fósseis até 2025”, diz Lars Wallgren, chefe de logística da Kaunis Iron. “Estamos trabalhando duro agora para resolver nosso transporte com caminhões elétricos. Se tivermos sucesso, podemos reduzir as emissões de dióxido de carbono em cerca de 15.000 toneladas por ano na taxa de produção atual. Iniciaremos a próxima fase com caminhões de 74 toneladas em 2023, com o objetivo de movimentar até 90 toneladas. Este seria um peso bruto combinado inalterado em comparação com a frota movida a diesel de hoje.”

“A Volvo Trucks tem metas de sustentabilidade muito ambiciosas e estamos muito felizes em ser um fornecedor neste projeto, que realmente fará a diferença. O transporte de minério de ferro da Kaunis Iron é a aplicação mais desafiadora imaginável em termos de pesos de trens, clima frio e taxa de utilização. Como líder de mercado no desenvolvimento de transporte pesado eletrificado, esperamos aprofundar a colaboração”, diz Ebba Bergbom Wallin, gerente de eletromobilidade comercial da Volvo Trucks Suécia.

O projeto é uma colaboração entre a Kaunis Iron, o revendedor da Volvo Trucks Wist Last & Buss e a empresa de energia Vattenfall, que apoiará a infraestrutura de carregamento dos caminhões elétricos.

Caminhões elétricos para a maioria das necessidades de transporte – A Volvo Trucks iniciou a produção em série de caminhões elétricos em 2019, como uma das primeiras marcas de caminhões do mundo a fazê-lo.

Com um total de seis modelos de caminhões elétricos em produção em setembro de 2022, a Volvo Trucks tem a linha elétrica mais completa da indústria global de caminhões, cobrindo tudo, desde distribuição urbana e manuseio de lixo até transportes de construção urbana e transporte regional.

- Publicidade -

Até agora, a Volvo Trucks vendeu mais de 2.200 caminhões elétricos em todo o mundo. A meta da empresa é que metade de suas vendas totais de caminhões sejam elétricos até 2030.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança