segunda-feira, 26 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Volvo Trucks lança novos sistemas de segurança

Com o objetivo de aumentar a segurança de ciclistas e pedestres, além de facilitar o trabalho dos motoristas, a Volvo Caminhões apresenta agora uma gama de novos sistemas de segurança para seus veículos.

A Volvo Caminhões apresenta novos sistemas de segurança que visam aumentar a segurança de ciclistas e pedestres, além de facilitar o trabalho do motorista.

Entre os recursos desenvolvidos para aumentar a segurança de pedestres e ciclistas e ao mesmo tempo facilitar o trabalho do motorista, está o novo Front Short Range Assist. O sistema detecta se há ciclista ou pedestre na área de risco à frente do caminhão, por meio de radar e câmera frontal, e alerta o motorista se houver risco iminente de colisão.

Outra característica é um novo sistema de aviso de abertura de porta. Este sistema foi projetado para avisar se um pedestre, ciclista ou carro estiver se aproximando do caminhão por trás, pelo mesmo lado do caminhão onde a porta foi aberta.

“Estamos constantemente desenvolvendo e introduzindo sistemas de segurança adicionais que podem aprimorar as capacidades do motorista, ajudando a protegê-los e às pessoas com quem dividem a estrada. Na Volvo Trucks, nossa visão de longo prazo é zero acidentes, e a segurança está no centro de tudo o que fazemos. Com esses novos sistemas, damos passos importantes para atingir esses objetivos”, diz Anna Wrige Berling, Diretora de Tráfego e Segurança de Produtos da Volvo Trucks.

Alguns dos novos recursos foram desenvolvidos para – já atender ou até exceder – a legislação de segurança atualizada da UE, o Regulamento Geral de Segurança (GSR), que entrará em vigor em julho de 2024. GSR, que torna obrigatórios vários sistemas avançados de suporte ao motorista , visa aumentar a segurança rodoviária e melhorar a proteção dos condutores, peões e ciclistas. Ao introduzir a legislação, a UE espera salvar mais de 25.000 vidas e evitar 140.000 feridos até 2038.

“Estamos otimistas em relação a regulamentações mais rígidas quando se trata de segurança, e a Volvo Trucks já oferece os outros sistemas que se tornarão obrigatórios em 2024 com o GSR”, diz Anna Wrige Berling.

Os novos recursos de segurança da Volvo Trucks são:

Front Short Range Assist (incluído no GSR) – Um radar frontal e uma câmera são usados ​​para detectar se alguém está na frente do caminhão. Através de um sinal visual e sonoro, o sistema avisa o condutor em caso de risco iminente de colisão.

Intelligent Speed ​​Assist (incluído no GSR) – Este recurso mantém o motorista informado sobre os limites de velocidade, detectando sinais de velocidade na estrada e exibindo o limite no painel de instrumentos. O sistema exibe o limite de velocidade para a combinação real do veículo e também avisa, com alertas visuais e sonoros, se o limite de velocidade for excedido.

Sistema de monitoramento da pressão dos pneus (incluído no GSR) – Este sistema monitora a pressão dos pneus do caminhão e do reboque. O novo regulamento GSR estipula que se a pressão cair 20% abaixo da pressão de referência, o motorista deve ser informado por meio do display do motorista.

O sistema Volvo supera os requisitos legais ao permitir que o motorista opte por ser avisado antes mesmo da queda de pressão estipulada de 20%. O sistema é capaz de monitorar uma ampla gama de leituras de sub e sobrepressão. Além disso, consegue-se uma melhor eficiência energética mantendo sempre a pressão ideal dos pneus.

Aviso de abertura de porta – Este sistema, disponível em ambos os lados do caminhão, avisará se um objeto em movimento, como um pedestre, ciclista ou carro, estiver se aproximando por trás na área monitorada, do mesmo lado do caminhão onde a porta está aberto. O sistema está ativo quando o caminhão está parado e por dois minutos após o motor ou o motor ter sido desligado.

Auto Hold – O recurso Auto Hold ajuda a manter o caminhão parado até que o acelerador seja acionado, tranquilizando e auxiliando o motorista em declives e subidas.

O Intelligent Speed ​​Assist estará disponível na maioria dos mercados, enquanto os outros sistemas estarão disponíveis globalmente no Volvo FH, FM e FMX com motores a diesel, gás e elétrico, a partir de setembro deste ano. Os modelos Volvo FL e FE receberão os sistemas de segurança como parte dos aprimoramentos GSR antes do final de 2023.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn