terça-feira, 28 maio , 2024
28 C
Recife

Brasil lidera normalização de tecnologias de hidrogênio em Seminário Internacional

Evento destacou a importância das normas técnicas para o mercado de hidrogênio de baixo carbono.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) liderou a elaboração da norma ISO/TS 19870:2023 sobre tecnologias de hidrogênio, apresentada durante o Seminário Internacional Nosso Futuro com Hidrogênio. O evento destacou a importância das normas técnicas para o mercado de hidrogênio de baixo carbono.

- Publicidade -

Durante o Seminário Internacional Nosso Futuro com Hidrogênio, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, a ABNT apresentou a norma ISO/TS 19870:2023, que aborda metodologias para determinar as emissões de gases de efeito estufa associadas à produção, condicionamento e transporte de hidrogênio.

O Presidente da ABNT, Mario William Esper, enfatizou a importância das normas técnicas para fornecer uma avaliação padronizada das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e facilitar o acesso ao mercado de hidrogênio de baixo carbono.

Ele também destacou o papel da ABNT na regulamentação e certificação, especialmente em um momento marcado pela nova Lei de Licitações Públicas e pelo credenciamento da ABNT como certificadora brasileira para o CBAM, um mecanismo de taxação de carbono aduaneiro para produtos exportados para a União Europeia.

Adalberto Maluf, Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, ressaltou as oportunidades e desafios do hidrogênio de baixo carbono no Brasil, destacando o potencial do país para liderar essa agenda.

- Publicidade -

O painel também contou com a participação de Carina Dolabella, Coordenadora da Assessoria de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, e do Gerente Regional de Vendas da SAM Tuv Rheinland, empresa certificadora alemã, com moderação de Davi Graviel Lopes, especialista em transição energética do InvestSP.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais