quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

DKW: a grande história da pequena maravilha ganha livro

No início dos anos 1950, além do Fusca, havia outro automóvel com sotaque alemão rodando por nossas ruas e estradas: o DKW – sigla para Das Kleine Wunder (a pequena maravilha, em alemão).

- Publicidade -

O DKW consolidou-se pela sua imagem de robustez e engenhosidade. Seu motor de dois tempos sempre impressionou pelo bom desempenho com baixo consumo.

A sua produção no Brasil teve início na segunda metade da década, através de uma parceria com a Vemag.

- Publicidade -

Na época, verdadeiro orgulho nacional pelo pioneirismo na fabricação de automóveis no País.

Além das ruas e estradas, o DKW também ganhou as pistas. A equipe de competições DKW-Vemag e seus “Ases do Volante” tiveram uma trajetória de sucesso.

Quem vivenciou aquele período ainda se lembra do barulho ensurdecedor desses motores que tanto empolgava e ainda empolga os admiradores deste automóvel.

- Publicidade -

Falar da indústria automobilística brasileira é falar também do desenvolvimento econômico do País.

Orgulho nacional, a linha de produção da DKW-Vemag foi inaugurada pelo Presidente Juscelino Kubitscheck.

Para os saudosos e para os amantes dos automóveis antigos, DKW – A Grande História da Pequena Maravilha vem integrar a já consagrada coleção História Sobre Rodas, da Editora Alaúde, que visa contribuir para a preservação da memória e da cultura nacional.

Este segundo livro da série conta a história do DKW e sua trajetória da Alemanha ao Brasil, proporcionando ao leitor uma viagem no tempo e no heróico universo dos pioneiros da indústria automobilística brasileira.

Este volume traz mais de 650 fotos, muitas inéditas, que ilustram a chegada do primeiro carro brasileiro às ruas. Uma obra que irá fascinar colecionadores, admiradores e curiosos.

Sobre o autor – Paulo Cesar Sandler nasceu em São Paulo e sempre foi apaixonado por carros, desde que o pai comprou um dos primeiros Fuscas importados para o Brasil, em 1953.

Entre 1963 e 69 manteve uma coluna semanal – Folhinha automobilística – na Folhinha de São Paulo, o então suplemento infanto-juvenil da Folha da Manhã.

Colaborou com publicações nacionais que iniciavam um movimento na área dos automóveis clássicos, como a Autos Antigos, Antigomobilismo Magazine, Oficina Mecânica e Collector’s, além das internacionais, como VW+Audi Car, Collectible Automobile – beneficiando-se de seu extenso arquivo pessoal.

Tornou-se, em 1986, o primeiro (e até agora o único) membro brasileiro da Society of Auto Historians (SAH).

Este trabalho tem a participação de Rogério de Simone, respondendo pela Coordenação de Produção. Rogério também é paulista e apaixonado por automóveis, principalmente os antigos.

Quando tinha sete anos, ganhou do pai uma coleção de fascículos semanais chamada Enciclopédia do Automóvel que guarda até hoje. Desde então, procura adquirir e guardar tudo relacionado a automóveis.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança