terça-feira, 10 dezembro , 2024
28 C
Recife

No maior estande as soluções da Volkswagen para você

Maior produtora do setor automobilístico brasileiro, a Volkswagen tem também a maior variedade de modelos no mercado nacional atualmente: 16 veículos.

Isso é claramente perceptível a qualquer um que observar a disposição de todos os automóveis espalhados pelo estande da empresa.

- Publicidade -

Além dessa diversidade de veículos, o visitante irá rapidamente identificar no amplo estande da Volkswagen os principais pilares que constituem os valores da marca, pela perfeição da engenharia alemã, pelo design duradouro, pela acessibilidade da marca, que é humana, amiga e confiável.

O estande da Volkswagen foi instalado numa área total de cerca de 5 mil metros quadradros – somando-se os espaços de exposição, a área VIP e as instalações de suporte –, tudo para apresentar ao público um grande show de interatividade com jogos, concertos musicais, simuladores e, principalmente, conforto para visualização dos veículos.

Detalhe de um gol totalmente desmontado no estande da Volks Não faltarão atrações na Volkswagen, mas é possível afirmar que a grande estrela– não só da Volkswagen, mas possivelmente de todo o Salão do Automóvel – será o carro-conceito SpaceFox Crossover.

- Publicidade -

Quando as primeiras informações de uma possível criação da versão aventureira do sportvan começaram a circular, uma grande expectativa foi criada, tanto que a Volkswagen se esforçou para expôr o modelo no salão. Agora é a vez do público dar sua resposta.

Serão 32 modelos expostos, desde o Gol Plus até o Eos, lançado este ano na Europa e que chega ao Brasil em 2007, passando pelo Polo GTI e pelo Touareg W12, carro com o motor mais possante da Volkswagen no mundo.

Aliás, este e mais outros dois motores também estarão espalhados pelo estande da montadora, abertos, para que o público possa conhecer e entender um pouco mais do capricho e do cuidado da empresa com a parte mecânica.

- Publicidade -

“O nosso trunfo é a grande variedade de modelos. Produzimos e vendemos veículos para todos os gostos.

Carro para solteiros, casados, famílias, para quem utiliza o veículo como trabalho. Esse é o espírito da Volkswagen.

Por isso dizemos que a Volkswagen é ‘perfeita para a sua vida’. Queremos que nossos veículos sejam a extensão da casa e da vida dos clientes. É isso que valorizamos.

A satisfação e o prazer do público ao comprar e dirigir um Volkswagen”, diz Hans-Christian Maergner, presidente da Volkswagen do Brasil.

A seguir, confira os principais destaques da Volkswagen do Brasil no 24º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo: SpaceFox Crossover Exposto como carro-conceito, esse modelo anuncia a intenção da Volkswagen emaumentar a família de “aventureiros” no futuro.

Destaque para o visual: o farol é duplo e está envolvido numa máscara negra, enquanto o radiador possui uma proteção extra com o nome “Crossover” em detalhe cromado.

O nome da versão também está escrito nas laterais (assim como no CrossFox) e as lanternas traseiras são fumês.

A parte interior também foi outro detalhe que mereceu uma grande atenção, onde o volante é revestido de couro e as cores predominantes são o verde e o cinza, numa tonalidade morna, e detalhes em prata Satim (fosco). Na parte mecânica, o SpaceFox Crossover conserva a receita consagrada da família Fox, com motor 1.6 Total Flex, além das devidas alterações na suspensão que todo veículo de proposta aventureira precisa entregar ao cliente.

Novo Polo Recém-lançados, os novos Polo Hatch e Polo Sedan estão entre as principais atrações da Volkswagen no Salão de São Paulo 2006. Os dois modelos ganharam a mesma aparência externa do irmão europeu, além de novos padrões no acabamento interno.

Para a linha 2007, o modelo hatch é ofertado nas versões Polo 1.6 Total Flex e Polo 1.6 Sportline. Já o modelo sedã está disponível nas versões Polo Sedan 1.6 Total Flex, Polo Sedan Comfortline 1.6 Total Flex e Polo Sedan Comfortline 2.0 (a gasolina).

Com vários itens de conforto de série, como ar-condicionado, direção hidráulica e destravamento interno da tampa traseira do porta-malas para todas as versões, assim como rodas de aro 15 e pneus 195/55 R15, sem contar o útil sensor de estacionamento, o Novo Polo consagra-se como o melhor compacto premium do mercado nacional.

Touareg W12 Versão esportiva do utilitário de luxo da montadora, esse modelo tem como diferencial o alto desempenho, extraído de um motor W12, isto é, duas unidades V6 montadas em paralelo.

Com essa usina de potência, o utilitário atinge velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente) e acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos.

São 450 cv de potência e 61,2 kgfm de torque máximo. Para o Brasil, a Volkswagen continua trazendo as versões 3.2 V6 e 4.2 V8.

A linha 2007 chega com um excelente pacote de itens de série, conforto e segurança, como a presença de 10 alto-falantes e CD-player com MP3, acabamento interno em couro, arcondicionado com controle individual, freios com ABS, programa eletrônico de estabilidade (ESP) e controle de tração (ASR). Entre os itens opcionais, destaque para os faróis de xenon direcionais, que acompanham o trajeto do veículo, iluminando o ponto cego da curva.

Passat Turbo e Passat V6 O destaque do Passat e da Variant na linha 2007 é a chegada da motorização 2.0 FSI Turbo de 200 cv de potência e câmbio automático de seis marchas Tiptronic.

Com esse motor, o sedã é capaz de atingir 230 km/h de velocidade máxima (227 km/h na Variant) e chegar a 100 km/h, partindo da imobilidade, em apenas 7,8 segundos.

Dessa forma, a Volkswagen amplia o leque de opções dos dois modelos, que mantêm a versão dotada de propulsor 2.0 FSI de 150 cv de potência.

Além do excepcional conjunto motor e câmbio, todas as versões do Passat e do Passat Variant são repletos de itens de conforto, sofisticação, tecnologia e segurança.

O modelo oferece, por exemplo, equipamentos como freios com ABS, controle de tração ASR, programa eletrônico de estabilidade ESP e 6 airbags (frontais, laterais e tipo cortina). Os visitantes do estande da Volkswagen terão a oportunidade de conhecer também o motor 3.2 V6 FSI que equipa o Passat.

É considerado um dos motores mais modernos da montadora, principalmente em razão do alto torque (33,7 kgfm) a um baixo regime de rotações (apenas 2.750 rpm). O motor tem potência máxima de 250 cv a 6.250 rpm.

Jetta O modelo chega ao Brasil com motorização 2.5 de 150 cv, a mais forte da sua categoria, que atua em conjunto com o câmbio automático Tiptronic de seis velocidades. A “dupla” garante a dirigibilidade mais esportiva desse segmento.

O Jetta vem equipado de série com freios ABS e EBD, disco ventilado nas rodas dianteiras e sólidos nas traseiras, o que, em conjunto, permitem frenagens sempre seguras e sem desvios de trajetória, assistência eletrônica ASR e ESP (controle eletrônico de tração e estabilidade), capazes de corrigir e evitar que as rodas patinem ou eventuais derrapagens por excesso de velocidade ou piso escorregadio. Este último item é exclusivo em sua categoria.

Em julho, quando foi apresentado extra-oficialmente ao mercado, o Jetta teve uma procura inusitada: em apenas dez dias, 400 unidades foram reservadas para venda através do site da Volkswagen. Ele nem havia chegado ainda.

Gol O campeão de vendas da Volkswagen estréia algumas mudanças nas versões Plus e Power. Na primeira, o consumidor terá um carro com um visual mais “invocado” com a presença de máscaras negras nos faróis.

Na parte interna, destaque para o painel, que recebe fundo branco, e para o novo manípulo do câmbio. Já na versão Power, além da máscara nos faróis, o veículo recebe aplique no pára-choque dianteiro, colunas B e C e soleiras em preto e carcaças do espelho e frisos laterais na cor do veículo.

O lado esportivo fica mais ressaltado ainda com as lanternas traseiras, que passam a ser fumê.

Internamente, além da mesma mudança no painel da versão Plus e do novo manípulo de câmbio, os bancos dianteiros passam a ter rede porta-objetos.

O modelo, que deve fechar 2006 com a liderança nas vendas pelo 20º ano consecutivo no Brasil, continua oferecido ao mercado nas versões City (1.0 e 1.6); Plus 1.0 e Power (1.6 e 1.8), com 2 ou 4 portas, equipado apenas com motores Total Flex.

Parati Na nova linha 2007, a station da Volkswagen passa a ser ofertada em quatro versões: Plus (1.6 e 1.8 litro) e Track&Field (1.6 e 1.8 litro), todas equipadas com motores Total Flex e direção hidráulica de série.

Enquanto a versão Plus não sofre alterações, a Track&Field, responsável pelo bom desempenho de vendas da station em 2006, fica ainda mais esportiva, principalmente com a introdução da máscara negra nos faróis e o novo painel de instrumentos, que passa a ter fundo branco. Outras mudanças de série ficam por conta do novo manípulo do câmbio e o prolongador do console central.

Desde a estréia da Geração 4, há cerca de um ano, a Parati tem respondido muito bem nas vendas: cresceu 45,4% neste ano (janeiro a setembro) diante do mesmo período de 2005.

Saveiro Bastante revigorada, a picape da família Gol começa a ser vendida com três opções de versões: City (1.6 e 1.8 litro), SuperSurf (1.6 e 1.8 litro) e Crossover (1.6 e 1.8 litro), todas equipadas com motores Total Flex.

Assim como aconteceu com Gol e Parati, as principais mudanças ocorreram nas duas versões esportivas, SuperSurf e Crossover. Elas passam a ter agora, de série, os faróis com máscara negra, prolongador do console central e painel de instrumentos com fundo branco.

A SuperSurf conta ainda com aplique no pára-choque dianteiro, volante com detalhes em cinza satim e novo manípulo do câmbio.

A versão City ganhou, como item opcional, janela traseira corrediça. O opção de Cargo Box na caçamba, item inédito do segmento, continua disponível como opcional.

Fox A grande novidade é a chegada da versão Sportline nas motorizações 1.0 e 1.6, ambas Total Flex. A maior diferença desta versão é o farol dianteiro, que agora passa a ter duplo refletor.

Dessa forma, o Fox passa a ter cinco versões. Além da Sportline, há também a City (1.0 Total Flex) e a Plus (1.0 e 1.6, todas Total Flex). Outra alteração no Fox consiste nos novos revestimentos para os bancos.

O departamento de Design Color & Trim preparou cores inéditas para deixar o interior do Fox mais harmonioso.

Há também novos desenhos de calotas disponíveis para os modelos com motor 1.0 e de rodas, como opcional, para a versão Plus. Como opcionais em todas as versões, o Fox passa a ter banco bipartido e retrovisor interno antiofuscante, além do retrovisor externo direito com espelho auto rebatível.

CrossFox As principais mudanças no modelo para a nova linha são o novo revestimento dos bancos em tecido (série) e couro (opcional), que foram desenvolvidos pela equipe de Color & Trim da área de Design da Volkswagen, além dos novos opcionais retrovisor interno antiofuscante automático, retrovisor externo com espelho autorebatível, faróis duplos e bancos traseiros bipartidos.

SpaceFox Lançado em abril deste ano, o SpaceFox sofre algumas mudanças na entrada desta nova linha, mas continua sendo ofertado nas versões 1.6 Total Flex e Comfortline 1.6 Total Flex.

As novidades ficam por conta da presença, como item de série na versão Comfortline, do farol duplo, do retrovisor externo direito com espelho auto-rebatível e do retrovisor interno antiofuscante automático. Como item opcional, conta com um novo desenho de roda (para as duas versões), além de novo revestimento em couro para a versão mais completa.

New Beetle Reunindo atributos como originalidade, simpatia, juventude, charme e alta tecnologia, o New Beetle 2007 é equipado com motor 2.0 litros e tem duas opções de câmbio: manual e automático.

Entre os itens de série, destacam-se as rodas de liga-leve, ar-condicionado, direção hidráulica, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, CD Player com MP3, freios ABS, seis airbags, piloto automático e retrovisores externos com pisca lateral incorporado.

Golf Para a linha 2007, o Golf continua com um grande leque de versões: 1.6 Total Flex, Flash 1.6 Total Flex, 2.0, Comfortline 2.0 e GTI 1.8 Turbo. As versões equipadas com os motores 1.8 Turbo e 2.0 têm opção de câmbio automático.

Uma das grandes novidades neste ano fica por conta de um novo pacote esportivo opcional para a versão Flash, que traz novas rodas de liga-leve 16” com design exclusivo, aerofólio traseiro na cor do veículo, coluna B com revestimento preto e soleira inferior pintada na cor preta. Tudo isto para incrementar ainda mais o visual esportivo da versão.

Bora Equipado com o motor 2.0 8V de 116 cv de potência e, de série, com ar-condicionado Climatronic, faróis de neblina, rodas de liga-leve 15”, airbag duplo e freios a disco nas quatro rodas com ABS, além de imobilizador eletrônico, travamento automático das portas com acionamento elétrico, vidros e retrovisores elétricos e fechamento automático das portas ao atingir 25 km/h, o Bora chega à linha 2007 considerado uma das melhores relações custo/benefício do País: R$ 56.820 (câmbio manual) e R$ 60.783 (câmbio automático). Kombi Desde que recebeu o motor 1.4 Total Flex, em dezembro de 2005, as vendas da Kombi não pararam de crescer.

Um dos maiores exemplos de casamento ideal entre a concepção de produto e as necessidades do consumidor, a Kombi prova que é efetivamente “perfeita para a vida de seus clientes”. E isso desde os primórdios, já que ela tem participado nas últimas décadas de todas as edições do Salão do Automóvel de São Paulo.

De janeiro a setembro deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2005, a Kombi obteve um aumento de 40,5% nas vendas.

Para a linha 2007, a Kombi continua sendo ofertada nas opções Standard, Furgão, Escolar e Lotação. Como itens de série, apresenta imobilizador, luz interna no motor e limpador do pára-brisa com temporizador.

Polo GTI Um esportivo de verdade. Este é o modelo top de linha da família Polo na Europa, concebido em respeito à tradição da Volkswagen quando equipa algum veículo com a assinatura GTI: motor 1.8 Turbo 20V de 150 cv de potência.

Esse compacto puro-sangue atinge 216 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8,2 segundos. Será importado para o mercado brasileiro ainda neste ano, com carroceria de duas portas, quatro airbags, ESP, freios ABS.

Além do desempenho, o Polo GTI diferencia-se também no visual: o modelo exibe a típica grade de radiador de um esportivo – preta, brilhante e com desenho em forma de favos de mel –, além da tradicional frente em “V”, que caracteriza a marca Volkswagen e dos faróis com máscara negra.

Na parte traseira, o destaque é o spoiler com brake light integrado, além do escapamento duplo cromado.

Eos Lançado em maio no mercado europeu, o modelo já é líder de vendas em seu segmento na Alemanha. Produzido em Portugal, o Eos é o primeiro automóvel de série do mundo com quatro assentos e um teto corrediço e elevadiço de cinco seções, que pode se transformar em apenas 25 segundos de cupê para conversível. Ou o contrário.

O destaque do carro é o teto CSC, que possui um segmento dianteiro que é transparente como o vidro e pode ser aberto separadamente ou elevado em 35 milímetros. Mesmo fechado, este teto diferenciado confere ao veículo um ambiente interno claro e alegre.

Além disso, graças à amplitude do teto CSC, a armação do pára-brisas do Eos pôde ser encurtada, conferindo ao carro um aspecto de puro conversível, com proporções equilibradas. É equipado com motor 2.0 FSI de 150 cv e câmbio manual de seis velocidades.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Revisão de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Expresso Nepomuceno