quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Tecnologia das pistas de competições para nossas ruas no New Civic Si

Seguindo a tradição de desenvolver novas tecnologias nas pistas de competição e incorporá-las a seus modelos de rua, a Honda apresenta o New Civic Si, versão esportiva do New Civic que utiliza toda a experiência dos circuitos de corrida na linha de montagem.

Com motor 2.0 16V de 192 cv a 7.800 rpm e transmissão manual de seis marchas, o modelo ostenta o título de carro nacional mais potente do mercado.

Sem a necessidade do auxílio de compressores ou turbinas, o que demonstra o excelente nível de tecnologia alcançado pelos engenheiros da Honda, a unidade com sistema i-VTEC de abertura variável do comando de válvulas chega à impressionante marca de 8.000 rpm de rotação máxima, com torque de 18,8 kgfm a 6.100 rpm.

Para utilizar toda essa potência de forma eficiente, o New Civic Si conta com diferencial de escorregamento limitado, o LSD (Limited Slip Differential), que dosa a transmissão de potência para as rodas, não permitindo a perda de controle em acelerações mais fortes.

Sem descuidar da segurança, a Honda equipou o esportivo com duplo airbag dianteiro, além do controle de estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist).

Os freios antitravamento ABS com EBD, sistema que distribui de forma ideal a força de frenagem nas quatro rodas, passam a contar agora com discos dianteiros maiores: 16” contra os de 14” da versão de 140 cv. Os discos traseiros permanecem com 14”.

Além das rodas de 17”, pneus 215/45, o aerofólio traseiro e o kit aerodinâmico refletem o fantástico desempenho e a vocação esportiva característica da Honda.

As suspensões foram redimensionadas para a condução esportiva, além da inclusão do sistema de direção eletricamente assistido EPS (Electric Power Steering), que permite um controle ainda mais preciso da direção, especialmente em altas velocidades e curvas, além do menor consumo de potência do motor.

No interior, o motorista conta com elementos diretamente ligados às máquinas de competição, como o painel com iluminação vermelha e “shift light”, que orienta o momento ideal para a troca de marchas, os bancos “concha” para acomodar melhor o corpo em curvas mais velozes, e as pedaleiras de alumínio, que conferem maior precisão no uso dos pedais.

Disponível nas cores Vermelho Rally Sólido, Preto Nighthawk Perolizado e Prata Global Metálico, o modelo será fabricado na Unidade da Honda em Sumaré (SP) a partir de fevereiro de 2007 e terá garantia de 3 anos.

Novo Honda CR-V – O Honda CR-V reúne o melhor de dois mundos em um único automóvel. No utilitário esportivo, o motorista pode desfrutar de todo o conforto e dirigibilidade de um sedã e ter ainda a versatilidade e a disposição para aventuras de um off-road.

Em sua terceira geração, ele não traz como novidade apenas a mudança de visual, que o deixa com traços ainda mais atuais e atraentes.

Com design totalmente renovado, o modelo incorpora uma extensa lista de novos equipamentos e evoluções: faróis HID (High Intensity Discharge, xenon), rodas de 18 polegadas, monitor de pressão dos pneus, CD Player com MP3 e capacidade para seis discos, alavanca da transmissão no console e porta-malas com abertura vertical.

O estepe agora fica abaixo do assoalho do porta-malas, proporcionando melhor visibilidade e maior capacidade de manobra para estacionar em vagas menores.

Em função dessas mudanças, a maior alteração nas medidas do CR-V ocorreu no comprimento, 7,87 cm inferior à versão anterior, lançada em 2002. A largura foi elevada em 3,55 cm.

A lista de equipamentos de série do utilitário importado do Japão ainda inclui airbag duplo, controle de estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist), freios ABS (antitravamento) com EBD (distribuição da força de frenagem) e tração automática nas quatro rodas.

O motor é o 2.0 16V de 150 cv a 6.200 rpm e torque de 19,38 kgfm a 4.200 rpm, e a transmissão automática conta com cinco velocidades.

Possui garantia de três anos e será comercializado nas cores Prata Whistler e Preto Nighthawk. Lançado em 1995, o Honda CR-V já superou a marca de 2,5 milhões de unidades vendidas em mais de 160 países.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn