sábado, 20 julho , 2024
28 C
Recife

Volvo Construction Equipment mantém tendência de crescimento na América Latina

A Volvo Construction Equipment Latin America, sediada em Curitiba, no Paraná, mantém sua tendência de expansão.

O faturamento da companhia saltou de US$ 194,5 milhões registrados em 2005 para US$ 237,5 milhões no ano passado, uma evolução de 22%. As vendas atingiram 1453 unidades, 190 a mais que as 1263 unidades vendidas no exercício anterior. A Volvo CE produz pás-carregadeiras, motoniveladoras, caminhões articulados e escavadeiras em sua fábrica de Pederneiras, interior de São Paulo.

- Publicidade -

“Alguns setores da economia estão mais aquecidos, o que contribuiu para aumento da venda de alguns tipos de equipamentos”, declara Yoshio Kawakami, presidente da Volvo CE LA, explicando a expansão do faturamento e das vendas. Em 2006, este crescimento foi sustentado principalmente em virtude dos segmentos de mineração, construção e manuseio de materiais.

“Além de um mercado moderadamente favorável, ajudou nessa performance a crescente presença da marca nos setores que estão em expansão”, diz o presidente.

“Nossos equipamentos estão gradativamente ganhando espaço no mercado”, completa o executivo.

- Publicidade -

O mercado doméstico representou 53% do faturamento da Volvo. As vendas para os demais países da América Latina corresponderam 47% da receita da empresa no período.

A elevação do volume das vendas no México e na América Central foi de 65%.

“É uma região que continua sendo promissora e que poderá crescer mais em 2007”, afirma Kawakami. Em 2005, a Volvo CE Latin America absorveu a responsabilidade comercial nos territórios do México e de Porto Rico.

- Publicidade -

A Volvo CE LA está completando um ciclo de seis anos com resultados positivos. Foram 776 equipamentos comercializados em 2001, 734 unidades em 2002, 620 em 2003, 1014 em 2004, 1263 em 2005 e 1453 máquinas no ano passado.

Fábrica brasileira da Volvo CE integrada no sistema industrial global de produção – A fábrica brasileira da Volvo Construction Equipment localizada em Pederneiras, interior de São Paulo, está totalmente integrada no sistema industrial global e é a unidade fabril que produz a mais diversificada linha de produtos da companhia no mundo.

A Volvo CE produz pás-carregadeiras, motoniveladoras, caminhões articulados e escavadeiras em sua fábrica de Pederneiras.

“Desde o segundo semestre do ano passado, a planta de Pederneiras está produzindo as escavadeiras de esteiras que até então eram trazidas completas da fábrica coreana de Changwon”, afirma Fernando Arruda, diretor da fábrica brasileira. São sete modelos: EC140B, EC210B, EC210BF, EC240B, EC360B e EC460B.

“Já estamos montando em média oito máquinas por semana, e o projeto é nacionalizar mais componentes das escavadeiras este ano”, completa Arruda.

“A montagem no Brasil aumenta a flexibilidade dos negócios de escavadeiras. Estamos atendendo melhor o mercado e os nosso clientes, que muitas vezes têm necessidades específicas e diferentes”, observa Yoshio Kawakami, presidente da Volvo CE Latin America. Nesta nova operação, a Volvo CE tem uma oferta ampliada de equipamentos que atendam às aplicações da escavadeira.

“Agora, conseguimos atender mais rapidamente as empresas que atuam no mesmo segmento, mas em operações diferentes”, diz Kawakami.

A produção local das escavadeiras da série EC faz parte do programa de expansão da fábrica desencadeado nos últimos anos. Atualmente, a unidade está totalmente integrada à plataforma industrial global da Volvo CE e produz máquinas com a mesma tecnologia e elevados padrões de qualidade de qualquer planta da empresa no mundo.

Em 2005, Pederneiras iniciou a produção local de eixos de tração completos para a linha de carregadeiras. No ano passado, a fábrica encerrou o exercício com a produção de cerca de cinco mil eixos de carregadeiras, boa parte para exportação.

Também em 2006, concluiu-se a construção de um novo prédio de 1,6 mil m² onde as escavadeiras passaram a ser montadas.

“A fábrica de Pederneiras é singular porque produz a maior gama de produtos entre todas as plantas da Volvo CE: carregadeiras, caminhões articulados, motoniveladoras, cabines e eixos de carregadeiras”, diz Arruda. É, também, a única planta do grupo Volvo no mundo a produzir as carregadeiras L50E, a maior parte exportada para o mercado europeu.

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão