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Ônibus articulados Mercedes-Benz circulam no Expresso Tiradentes de São Paulo

Vinte e cinco ônibus articulados têm capacidade para transportar 9.000 pessoas por dia. Cada modelo pode transportar até 150 passageiros no novo corredor de ônibus.

A Mercedes-Benz desenvolveu 25 ônibus articulados 0 500 UA que estão em circulação no Expresso Tiradentes, corredor de alto fluxo de passageiros e inaugurado recentemente na cidade de São Paulo, São Paulo.

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Na primeira fase do projeto, essa via expressa, que parte da Estação Mercado (Parque Dom Pedro), tem 8,5 quilômetros de extensão.

Os chassis articulados Mercedes-Benz foram equipados com carroçaria Caio, do tipo Millenium e Mondego, e cada modelo tem capacidade para transportar até 150 pessoas.

Os veículos contam ainda com espaço para cadeirantes e assentos determinados para idosos no salão de passageiros.

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O modelo oferece uma excelente performance, graças à combinação adequada do trem-de-força (eixo, câmbio e motor) a esse tipo de operação, permitindo o controle da velocidade máxima no corredor.

O sistema de freios a disco é outro item para maior segurança dos passageiros no Expresso Tiradentes, considerado o trajeto mais alto para ônibus do País.

Os ônibus são equipados também com rodoar, equipamento que calibra automaticamente os pneus, monitorando a pressão mesmo com os veículos em movimento.

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A partir do moderno painel do ônibus O 500 UA, o motorista é alertado por meio de sinais luminosos sobre a situação dos pneus, evitando paradas durante o trajeto e garantindo a tranqüilidade dos passageiros nas viagens.

Chassi urbano O 500 UA – O chassi articulado O 500 UA com piso baixo tipo “low entry” foi lançado no ano passado pela Mercedes-Benz para operar em pontos de embarque ao nível da calçada.

Esse modelo é indicado para o transporte de elevado número de passageiros em corredores de sistemas de transporte coletivo urbano, como, por exemplo, os existentes nas capitais de São Paulo, Curitiba, Goiânia e Manaus.

O modelo O 500 UA permite a montagem de carroçarias de todos os fornecedores do mercado, sendo oferecido de fábrica já preparado para o encarroçamento, não necessitando de alongamento para aumento do entreeixos ou do comprimento do veículo.

Isso aumenta significativamente a qualidade integral do chassi, sua segurança estrutural e sua durabilidade.

Motor eletrônico de 12 litros – O motor eletrônico OM 457 LA que equipa o O 500 UA gera potência de 360 cavalos a 2.000 rpm e torque de 1.600 Nm a 1.100 rpm.

Este motor de 12 litros é ideal para ônibus articulados, principalmente por sua característica de transporte de grande número de pessoas. O elevado torque de 1.600 Nm, que se mantém praticamente constante entre 950 a 1.500 rotações, garante força ao veículo a partir de baixas rotações.

Isso agiliza as arrancadas e retomadas, resultando num aproveitamento ideal da caixa automática e proporcionando maior vida útil deste componente.

Com o motor posicionado na traseira do chassi, o ônibus tem melhor estabilidade e rápido retorno à situação de dirigibilidade, oferecendo mais conforto para o motorista, maior segurança e menor desgaste de pneus.

Essa localização do motor também proporciona maior conforto para os passageiros, uma vez que produz menor nível de ruído e menor irradiação térmica no interior do ônibus.

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