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Ônibus articulados Mercedes-Benz circulam no Expresso Tiradentes de São Paulo

Vinte e cinco ônibus articulados têm capacidade para transportar 9.000 pessoas por dia. Cada modelo pode transportar até 150 passageiros no novo corredor de ônibus.

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A Mercedes-Benz desenvolveu 25 ônibus articulados 0 500 UA que estão em circulação no Expresso Tiradentes, corredor de alto fluxo de passageiros e inaugurado recentemente na cidade de São Paulo, São Paulo.

Na primeira fase do projeto, essa via expressa, que parte da Estação Mercado (Parque Dom Pedro), tem 8,5 quilômetros de extensão.

Os chassis articulados Mercedes-Benz foram equipados com carroçaria Caio, do tipo Millenium e Mondego, e cada modelo tem capacidade para transportar até 150 pessoas.

Os veículos contam ainda com espaço para cadeirantes e assentos determinados para idosos no salão de passageiros.

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O modelo oferece uma excelente performance, graças à combinação adequada do trem-de-força (eixo, câmbio e motor) a esse tipo de operação, permitindo o controle da velocidade máxima no corredor.

O sistema de freios a disco é outro item para maior segurança dos passageiros no Expresso Tiradentes, considerado o trajeto mais alto para ônibus do País.

Os ônibus são equipados também com rodoar, equipamento que calibra automaticamente os pneus, monitorando a pressão mesmo com os veículos em movimento.

A partir do moderno painel do ônibus O 500 UA, o motorista é alertado por meio de sinais luminosos sobre a situação dos pneus, evitando paradas durante o trajeto e garantindo a tranqüilidade dos passageiros nas viagens.

Chassi urbano O 500 UA – O chassi articulado O 500 UA com piso baixo tipo “low entry” foi lançado no ano passado pela Mercedes-Benz para operar em pontos de embarque ao nível da calçada.

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Esse modelo é indicado para o transporte de elevado número de passageiros em corredores de sistemas de transporte coletivo urbano, como, por exemplo, os existentes nas capitais de São Paulo, Curitiba, Goiânia e Manaus.

O modelo O 500 UA permite a montagem de carroçarias de todos os fornecedores do mercado, sendo oferecido de fábrica já preparado para o encarroçamento, não necessitando de alongamento para aumento do entreeixos ou do comprimento do veículo.

Isso aumenta significativamente a qualidade integral do chassi, sua segurança estrutural e sua durabilidade.

Motor eletrônico de 12 litros – O motor eletrônico OM 457 LA que equipa o O 500 UA gera potência de 360 cavalos a 2.000 rpm e torque de 1.600 Nm a 1.100 rpm.

Este motor de 12 litros é ideal para ônibus articulados, principalmente por sua característica de transporte de grande número de pessoas. O elevado torque de 1.600 Nm, que se mantém praticamente constante entre 950 a 1.500 rotações, garante força ao veículo a partir de baixas rotações.

Isso agiliza as arrancadas e retomadas, resultando num aproveitamento ideal da caixa automática e proporcionando maior vida útil deste componente.

Com o motor posicionado na traseira do chassi, o ônibus tem melhor estabilidade e rápido retorno à situação de dirigibilidade, oferecendo mais conforto para o motorista, maior segurança e menor desgaste de pneus.

Essa localização do motor também proporciona maior conforto para os passageiros, uma vez que produz menor nível de ruído e menor irradiação térmica no interior do ônibus.

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