domingo, 21 julho , 2024
28 C
Recife

Mais proteção no transporte de alimentos

Caminhões com proteção antibacteriana reduzem risco de contaminação

A solução ainda é pouco conhecida pela indústria alimentícia, mas deve se transformar no grande diferencial do setor de transportes com a Linha Cargo da Fibralit de laminados para revestimentos de caminhões baús com a tecnologia antimicrobiana Microban®

- Publicidade -

A preocupação da indústria alimentícia em proteger os alimentos contra bactérias deve ser constante, mas em muitos casos, fica restrita à etapa do processamento.

Quando os alimentos passam para os baús frigoríficos dos caminhões, acabam por ficar sem a devida precaução, comprometendo a qualidade microbiológica e a proteção do alimento.

Somente uma minúscula parcela da frota de caminhões baús frigoríficos está preparada para atender adequadamente a indústria alimentícia, que atende o Brasil de ponta a ponta utilizando transporte rodoviário.

- Publicidade -

Até pouco tempo, o transporte alimentício era órfão de soluções bacteriostáticas. Recentemente, a Fibralit, que fabrica laminados planos de alto desempenho para revestimentos de caminhões e também para salas de processamento de alimentos, buscou uma solução para o setor e incorporou em seus laminados a proteção antimicrobiana Microban®.

Aplicada durante a fabricação dos laminados da Fibralit Cargo, a tecnologia Microban® é uma ação contínua contra os principais microorganismos que degradam alimentos e podem causar contaminações e maus odores.

Esta tecnologia já vem sendo utilizada com sucesso em outros produtos da indústria alimentícia, como o piso Ucrete da Basf para frigoríficos, facas profissionais da Tramontina e botas de EPI da Italbotas.

- Publicidade -

Inibindo o crescimento de bactérias e fungos, a ação antibacteriana dura por toda a vida dos produtos, minimizando os riscos de contaminação cruzada e reduzindo os biofilmes (as superfícies ficam mais fáceis de limpar), mantendo a aparência de novas por mais tempo.

A proteção antimicrobiana não elimina os procedimentos normais de limpeza, mas é um importante complemento à higiene.

A cada ano a indústria alimentícia impressiona com novas tecnologias e soluções no processamento de alimentos que primam em prolongar a vida útil do alimento.

A tecnologia Microban® é mais uma importante arma para a indústria na manutenção da proteção do alimento, além de minimizar desperdícios decorrentes da deteriorização dos produtos.

Os aditivos Microban® são os únicos no Brasil e no mundo certificados pela agência de saúde norte americana National Sanitation Foundation (NSF – Estados Unidos) para o uso em contato seguro com alimentos.

Possui ingredientes aprovados pelo FDA – EUA (Food and Drug Administration), testes de segurança para contato com alimentos pelo Comitê Cientifico para Alimentos (Scientific Committee on Food), na Europa além da eficiência comprovada em diversos laboratórios independentes no mundo.

Alguns produtos de seus parceiros são registrados na Agência de Proteção Ambiental (EPA – EUA).

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão