sábado, 13 julho , 2024
28 C
Recife

Novo motor International/Ford: maior potência e torque com turbo de duplo estágio

Fabricantes de caminhões nos Estados Unidos, a International Truck and Engine Corporation e a Ford Motor Company, em parceria com a BorgWarner Turbo & Emissions Systems, desenvolveram um novo motor diesel V8 de 6.4 litros, que resultou em melhoria de potência, maior torque e redução de consumo e emissões.

- Publicidade -

Estes objetivos foram alcançados também em função da tecnologia utilizada no sistema de turboalimentação de duplo estágio R2S™ da BorgWarner.

Assim, chegou-se a um motor V8 de turboalimentação dupla e tecnologia que terá importante papel na expansão dos motores diesel no mercado norte-americano.

Mesmo porque o sistema R2S permite a criação de motores, dentro das novas e rigorosas leis de emissão, sem a necessidade de sacrificar a potência e o torque.

Denominado PowerStroke pela Ford, o novo e potente motor será instalado na série F da montadora, incluindo as picapes de carga pesada F250/350/450/550. Com o nome de MaxForce7, o mesmo motor também estará dotando os caminhões leves da International.

- Publicidade -

Ressalte-se que o novo motor V8 a diesel oferece, ao segmento americano de picapes, sua primeira chance de aproveitar os inúmeros benefícios da turboalimentação de duplo estágio regulado. O sistema R2S™ consiste em dois turbos de tamanhos diferentes.

O menor, de alta pressão, responde nas baixas velocidades; enquanto o maior, de baixa pressão, é responsável pelas altas acelerações.

Para aumentar a eficiência do sistema para todas as situações operacionais do motor, um turbo de geometria variável (VTG) é usado no estágio de alta pressão em combinação com o sistema R2S, um fato inédito.

O ajuste rápido e preciso das pás da turbina VTG é garantido por motor/atuador elétrico, especialmente desenvolvido pela BorgWarner para esta aplicação.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança