segunda-feira, 26 fevereiro , 2024
28 C
Recife

FPT Industrial contribui com a formação de engenheiros da UFMG

A FPT Industrial firmou importante parceria com a UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – para desenvolvimento de projetos que trarão retornos significativos tanto para a empresa como para a Universidade.

O projeto desenvolvido atualmente envolve colaboradores da FPT, professores e alunos da UFMG, e visa aperfeiçoar a tecnologia de aplicação de silicone por robôs na produção de motores, bem como corrigir possíveis falhas durante o processo. A parceria inclui a participação da FPT Industrial na III Semana de Engenharia de Produção da UFMG que terá como foco o sistema World Class Manufacturing (WCM), destinado a implementar a melhoria contínua e a eliminação de desperdícios.

Após diversos treinamentos realizados com o corpo docente da UFMG na planta da FPT Industrial em Sete Lagoas (MG), foram identificados três principais projetos pilotos para aplicação das ferramentas avançadas de Qualidade.

O projeto, já em desenvolvimento na linha de produção da Família F1, busca solucionar imperfeições detectadas durante a aplicação de silicone por robôs na fabricação dos motores. Em prática desde maio deste ano, o projeto utiliza ferramentas específicas para chegar à causa raiz da situação. A previsão é que no primeiro trimestre de 2016 os robôs já estejam trabalhando de forma eficiente, proporcionando redução de custos devido aos menores desperdícios.

A FPT conta com mais duas fases do projeto para serem executadas, estas com foco na linha de produção do NEF e na pintura dos motores. No total, estão envolvidos na execução do projeto 12 colaboradores da FPT de diversas áreas e funções, quatro professores Doutores e Mestres, e alunos do curso de Engenharia de Produção da UFMG.

Izidro Penatti, Diretor da Planta da FPT Industrial em Sete Lagoas ressalta que “Mais uma vez a FPT foca em parcerias acadêmicas para oferecer oportunidades de aprendizado em campo para os engenheiros que poderão fazer parte da nossa equipe amanhã. Estamos também investindo na capacitação dos nossos colaboradores para que, independentemente de onde atuem, mantenham-se constantemente competitivos em um mercado tão disputado como este, cada vez mais exigente”, finaliza o executivo.

III Semana de Engenharia de Produção da UFMG – Entre os dias 19 e 23 deste mês será realizada a III Semana de Engenharia de Produção da UFMG, em Belo Horizonte (MG), com a participação da FPT Industrial. O evento tem como objetivo gerar oportunidades profissionais e expandir as relações entre a Universidade e as grandes empresas do setor. Espera-se reunir 1500 visitantes durante os 5 dias de evento, boa parte deles alunos e recém-formados do curso de Engenharia de Produção da Universidade.

A FPT, que já participou do evento anteriormente, acredita na disseminação do conhecimento por meio de iniciativas educacionais. Por defender esta bandeira, a empresa foi novamente convidada a ministrar a palestra sobre World Class Manufacturing (WCM), definido como conjunto de conceitos e técnicas para a gestão dos processos. Ronaldo Matsumura, Gerente de Qualidade, e Glauber Henrique, Coordenador de WCM da FPT Sete Lagoas, serão os porta-vozes da empresa durante a palestra que irá abordar o sistema de gestão integrado de redução de custos que visa aperfeiçoar logística, qualidade, manutenção e produtividade, por meio de um conjunto estruturado de métodos e ferramentas, atualmente aplicados na planta de Sete Lagoas.

Izidro Penatti destaca, “Nós, da planta de Sete Lagoas da FPT Industrial, somos reconhecidos como referência mundial no assunto. Tal reconhecimento não é por menos. Investimos maciçamente em recursos para maximizar resultados com o menor nível de desperdício possível. Atualmente somos detentores da certificação Bronze no processo de produção WCM e isso reforça nossa presença no mercado global”.

Sobre a participação na III Semana de Engenharia de Produção da Universidade, Penatti acredita que “A FPT tem importante papel a exercer também no âmbito da educação, principalmente na região em que estamos alocados. Compartilhar experiências e cases sobre WCM é uma forma de contribuirmos com a disseminação do conhecimento sobre um assunto tão presente no dia a dia da indústria”.

O World Class Manufacturing é um sistema destinado a reforçar as normas de produção e eliminar perdas. Seus princípios são aplicados a todos os aspectos da fábrica, desde o sistema de qualidade à manutenção, do controle de custos à logística, até a perspectiva de melhoria contínua. O método é composto por três elementos principais.

O primeiro consiste no combate ao desperdício e perdas existentes em toda a cadeia que envolve clientes e fornecedores. O segundo visa o envolvimento das pessoas e desenvolvimento de suas competências. E para finalizar, o terceiro engloba a rígida utilização de métodos e ferramentas apropriados para conter as ineficiências do processo.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn