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Baixa temperatura pode mudar estado do óleo diesel

Circulando pela internet você encontra vídeos que colocam em dúvida a qualidade do diesel ou mesmo do biodiesel. É importante atentar para a característica do diesel relacionada com a temperatura ambiente e a formação de cristal de parafina.

É importante saber distinguir cristais de parafina no óleo diesel da turbidez resultante da presença de água. Para fazer essa distinção deve ser levada em conta a temperatura do ponto de entupimento de filtro a frio (CFPP) do óleo diesel.

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Seu valor é expresso em graus Celsius e faz parte do certificado de ensaio fornecido na origem pela Petrobras.

No caso de o óleo diesel ficar submetido a uma temperatura ambiente menor que a temperatura de CFPP e esse óleo diesel dentro do tanque ou dentro do sistema de combustível do motor atingir essa temperatura ambiente, uma turvação poderá acontecer.

Essa turvação tem grande chance de ser resultante da presença de cristais de parafina.

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Os cristais surgem porque as moléculas de parafina de mais alto ponto de fusão presentes no combustível teriam passado do estado líquido para o estado sólido devido à temperatura estar menor que a sua temperatura de fusão.

Essa é uma importante razão para que estoques de óleo diesel adquiridos durante os meses mais quentes do ano não sejam mantidos estocados para serem consumidos durante as épocas mais frias do ano.

Isso se explica porque a temperatura de CFPP do óleo diesel produzido durante os meses quentes é bem maior do que as temperaturas desse parâmetro do óleo diesel produzido durante os meses de baixa temperatura ambiente.

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E deve ser notado também que a temperatura de CFPP de um óleo diesel produzido para consumo nas regiões norte e nordeste do Brasil é sempre maior que a mesma propriedade de um óleo diesel produzido para consumo na região sul do País.

Os cristais de parafina podem causar rápida saturação de um elemento filtrante, assim como qualquer outra sujeira.

Ponto de Entupimento de Filtro a Frio

Biodiesel – O óleo diesel automotivo atualmente consiste em uma mistura de óleo mineral e de biodiesel. O teor de biodiesel é definido pelo CNPE – Conselho Nacional de Política Energética.

O mesmo problema em função da temperatura do óleo diesel, pode acontecer com o biodiesel.

O manuseio do biodiesel e de suas misturas exige cuidados ainda mais rigorosos do que os dispensados ao diesel mineral, uma vez que o biodiesel apresenta maiores higroscopicidade (propensão a absorver água) e biodegradabilidade (degradação por ação de microorganismos), bem como menor estabilidade à oxidação.

Portanto, é importante que se preste atenção redobrada aos cuidados com a transferência e armazenagem do combustível citadas anteriormente, especialmente no que se refere à limpeza e drenagem de água dos tanques.

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