sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Alumínio de motores da Toyota é usado para fabricar próteses ortopédicas

Em uma iniciativa inédita, techtools health, investidor da healthtech Revo, firma parceria com a fabricante para melhorar a mobilidade de pacientes amputados. Alan Fonteles, atleta paralímpico brasileiro, será um dos primeiros a usar o pé Revo na sua prótese para o dia a dia.

A Revo, fabricante brasileira de soluções de próteses ortopédicas, desenvolveu um projeto de inovação e mobilidade viabilizado pela parceria firmada entre o techtools health e a Toyota do Brasil, por ocasião das Paralimpíadas de Tóquio.

- Publicidade -

A iniciativa utiliza alumínio de alta qualidade dos motores da marca japonesa na fabricação de pés para pacientes amputados.

Na primeira fase do projeto, foram produzidas seis unidades destinadas a membros inferiores, sendo que dois pés foram dados ao atleta paralímpico brasileiro, Alan Fonteles (não são pés de competição, mas para uso no dia a dia), e as demais, doadas em parceria com a clínica Pé Ativo.

- Publicidade -

Para a segunda fase do projeto, as empresas farão um estudo sobre os impactos da ação e sua viabilidade produtiva.

De acordo com a diretora de comunicação e sustentabilidade da Toyota do Brasil, Viviane Mansi, a empresa, uma das maiores patrocinadoras das Olimpíadas e Paralimpíadas 2021, “nós aprendemos com o esporte a nos superar sempre. Dar um novo uso ao que poderia ser um resíduo é uma busca constante e, claro, uma satisfação quando dá certo. Poder melhorar a vida de alguém por meio de movimento vai muito além de produzir carros”, disse Viviani.

O alumínio excedente da produção de motores da Toyota, utilizado como matéria-prima de altíssima qualidade, é aplicado pela Revo na substituição dos componentes metálicos, em especial nas partes que unem todo o pé – um próximo passo seria substituir o restante dos componentes. As principais vantagens do material são redução de peso, resistência e durabilidade.

- Publicidade -

Segundo o empreendedor à frente da Revo, Lucas Strasburg Ferreira, hoje, o processo produtivo da Revo acontece em Porto Alegre (RS).

E agora será definida a localidade que receberá os investimentos para a nova fábrica, o que permitirá expandir a capacidade de produção em nível nacional.

“A nova fábrica proporcionará a Revo um sistema mais enxuto, com alto potencial de expansão da fabricação de soluções de próteses ortopédicas, trabalhando alinhado com todos os fornecedores da sua cadeia de valor”, disse Lucas.

Para o presidente da techtools health, Jefferson Plentz, investir em soluções que geram impacto e melhoria na qualidade de vida das pessoas é o propósito da companhia.

“A intenção da techtools health com esse projeto é conseguir oferecer um material de alta qualidade, a um custo acessível, que viabilize substituir os pés de madeira atualmente ofertados a paciente amputados, em um futuro próximo. O ponto crucial é conseguir escalabilidade na produção, de modo a reduzir o preço final do produto. Estamos trabalhando para isso”, afirma Jefferson.

Para celebrar e compartilhar a parceria, a Toyota produziu um vídeo sobre o projeto, que pode ser conferido no link:
https://www.youtube.com/watch?v=SIb3HyEQJJw

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança