quinta-feira, 25 julho , 2024
28 C
Recife

Customização de miniaturas de carros é destaque no Salão Diecast 2024 em São Paulo

240Z homenageando o piloto Jim "Fitzy" Fitzgerald vence a categoria Nissan no maior encontro de miniaturas do Brasil.

A criatividade e precisão dos customizadores foram postas à prova no Salão Diecast 2024, onde 37 miniaturas disputaram o troféu na categoria Nissan. O grande vencedor foi um 240Z inspirado na tradição esportiva da marca japonesa, homenageando o lendário piloto Jim “Fitzy” Fitzgerald.

O Salão Diecast, o maior encontro de miniaturas do Brasil, aconteceu neste final de semana em São Paulo, atraindo customizadores de todo o país. Na edição de 2024, 37 miniaturas de apenas 7 cm de comprimento disputaram o troféu na categoria Nissan. O evento registrou um número recorde de participantes, e o modelo vencedor foi um 240Z, que homenageia o piloto americano Jim “Fitzy” Fitzgerald, uma lenda do automobilismo nas décadas de 1960 a 1980.

- Publicidade -

Para conquistar o prêmio, o 240Z superou customizações de modelos diversos, como Kicks, Patrol, GT-Rs, carros de competição e picapes. A disputa foi acirrada, com 21 das 37 miniaturas recebendo votos dos oito jurados, compostos por jornalistas e influenciadores. Os cinco mais votados avançaram para a final, onde a decisão foi feita pela equipe do Estúdio de Design da Nissan América Latina, sediada no Brasil.

Qualidade e Precisão na Customização – “A customização do 240Z foi escolhida pela qualidade das adaptações realizadas e pelo carro ser um ícone que traz a história da Datsun – uma marca da Nissan. A aplicação dos adesivos também chama a atenção pela precisão, incluindo no aerofólio”, afirmou John Sahs, diretor de Design da Nissan América Latina.

Wilquer Lima, responsável pela melhor miniatura, buscou inspiração na história da marca para a customização do 240Z. Ele homenageou Jim Fitzgerald, que venceu mais de 300 corridas com carros da Datsun entre os anos 1960 e 1980, incluindo o campeonato americano de carros esporte. A pintura e a numeração da miniatura – 38 – remetem ao Datsun 280ZX de Fitzgerald no final dos anos 1970. A traseira foi trocada e refeita, ganhando um grande aerofólio, e o motor da miniatura original foi retrabalhado. O interior também recebeu novos painel e bancos.

- Publicidade -

“O maior desafio foi o acabamento, os detalhes. Tive muita atenção na finalização, mas isso requer muita precisão e paciência”, conta Wilquer Lima, que além do troféu de campeão, ganhou a oportunidade de conhecer o Complexo Industrial da Nissan em Resende, no Rio de Janeiro, onde é produzido o Nissan Kicks.

Exposição e Novidades no Salão Diecast 2024 – A Nissan exibiu um Nissan Kicks real, em sua versão topo de linha Exclusive, além de miniaturas em diferentes escalas do utilitário esportivo. Um destaque foi o modelo de 1 metro de comprimento do carro-conceito Nissan Extrem, mostrado pela primeira vez ao público. Desenvolvido em 2012 pela equipe de design da Nissan, o Extrem foi um exercício de design que culminou no lançamento do Nissan Kicks em 2016.

No espaço da Nissan no Salão Diecast, os visitantes puderam ver miniaturas de diversos modelos da marca, incluindo a picape Frontier, o 100% elétrico LEAF, o esportivo GT-R, o kei car Sakura e os bólidos da equipe da marca na Fórmula E.

- Publicidade -

Um Sucesso de Público – Em sua quinta edição, o Salão Diecast reuniu cerca de 8 mil pessoas e milhares de miniaturas no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Além do concurso de customização, o evento contou com exposições de coleções, palestras, troca e venda de miniaturas, consolidando-se como um ponto de encontro imperdível para os entusiastas do hobby.

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão