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Scania apresenta o novo motor Super 11: leve, eficiente e com até 430 cv na Europa

Mais leve que o Super 13 e até 7% mais econômico que o motor de 9 litros, o Super 11 chega para otimizar operações com foco em desempenho, consumo e sustentabilidade.

A Scania amplia sua linha de trem de força com o lançamento do motor Super 11, projetado para aplicações que exigem eficiência energética e peso reduzido, sem abrir mão da robustez e confiabilidade.

A Scania revelou oficialmente o novo motor Super 11, uma inovação que expande sua plataforma de trem de força Super com foco em aplicações sensíveis ao peso e voltadas para a eficiência energética. Com potência de até 430 cv e pesando 85 kg a menos que o Super 13, o novo propulsor oferece ganhos de consumo de combustível de até 7% em relação ao motor de 9 litros da marca.

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O motor Super 11 combina leveza, potência e engenharia avançada, posicionando-se entre os já consolidados motores de 9 e 13 litros. Essa nova opção busca atender transportadores que precisam equilibrar carga útil, desempenho e sustentabilidade, principalmente em operações onde cada quilo faz diferença na rentabilidade.

Segundo Ayyoob Zarmehri, gerente de produto da Scania para Vendas e Marketing de Caminhões, o novo motor é uma resposta direta às necessidades dos clientes que procuram soluções de transporte mais inteligentes e sustentáveis. “É mais leve, mais enxuto e mais flexível, mas mantém a força e a confiabilidade características da Scania”, afirma.

O Super 11 estará disponível em três configurações de potência: 350 cv (com 1.800 Nm de torque), 390 cv (2.000 Nm) e 430 cv (2.200 Nm). Ele atende às normas de emissão Euro 4, 5 e 6, o que garante sua viabilidade em diversos mercados globais. Essa versatilidade amplia o leque de aplicações, desde operações urbanas até o transporte regional de cargas.

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Um dos grandes destaques do Super 11 está na compartilhamento de componentes com o motor Super 13, com 85% das peças em comum. Essa sinergia garante confiabilidade mecânica, facilidade de manutenção e padronização de peças na frota, além de menor custo operacional. A durabilidade é reforçada com intervalos de manutenção até 30% mais longos em relação ao motor de 9 litros, utilizando o óleo LDF-5.

O novo motor traz tecnologias inéditas, como o comando de válvulas com variador de fase (cam phaser), que permite o gerenciamento térmico em tempo real e melhora a eficiência da combustão. O sistema inclui ainda eixos de balanceamento que reduzem vibrações e um freio-motor robusto com até 344 kW de potência, graças ao sistema de freio por válvula variável (VVB).

Outro avanço importante é a tecnologia de dosagem de Arla 32 por turbo (turbo dosing), patenteada pela Scania. Essa inovação aumenta a eficiência do sistema de pós-tratamento de emissões, reduzindo o consumo de Arla e contribuindo para um funcionamento mais limpo e econômico desde os primeiros quilômetros.

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A sustentabilidade também está presente na compatibilidade do Super 11 com combustíveis alternativos, como HVO (óleo vegetal hidrotratado) e FAME (éster metílico de ácidos graxos). Com isso, operadores podem reduzir sua pegada de carbono sem necessidade de alterar a infraestrutura de abastecimento, alinhando-se às metas ambientais do setor de transporte.

O Super 11 foi desenvolvido para uma ampla gama de aplicações, incluindo caminhões basculantes, transporte a granel, coleta de resíduos, transporte de combustível e produtos refrigerados, guindastes com plataforma, caminhões com gancho e até veículos de resgate e bombeiros. A versatilidade reflete a proposta da Scania de entregar um motor capaz de atuar com excelência em diferentes condições operacionais.

O motor Super 11 estará disponível para pedidos a partir de junho de 2025, consolidando-se como uma nova alternativa para quem busca otimizar operações logísticas com foco em desempenho, consumo e compromisso ambiental.

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Cam phaser – Tecnologia que ajusta dinamicamente o tempo de abertura e fechamento das válvulas, melhorando o controle térmico e a eficiência da combustão.
Freio por válvula variável (VVB) – Sistema que utiliza o comando de válvulas para gerar resistência no motor e auxiliar na frenagem do veículo, aumentando a segurança.
Turbo dosing – Método de injeção do Arla 32 diretamente no fluxo dos gases através do turbo, otimizando a eficiência do sistema de pós-tratamento de emissões.

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