domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

W9 é o mais novo miniônibus da Volare

Volare W9 amplia as opções da família mais vendida no mercado brasileiro

- Publicidade -

A Volare lança o W9, o maior modelo da família de miniônibus mais vendida no Brasil

. Com 2,25 metros de largura interna, o veículo proporciona elevado nível de conforto para os passageiros e amplo espaço para circulação no corredor central. O modelo W9 é produzido nas versões Executivo/Vip, Urbano/Lotação e Escolarbus.

O gerente executivo da Unidade de Negócios Volare, Gelson Zardo, informa que o projeto do Volare W9 atende aos desejos dos usuários dos serviços de transporte público que a cada dia procuram maior conforto, segurança e rapidez nos deslocamentos.

“O Volare W9 permite que os passageiros se desloquem facilmente no corredor, com maior espaço, e também torna mais rápidas as operações de embarque e desembarque”, explica o executivo.

- Publicidade -

O novo modelo possui as características de robustez, economia e baixa manutenção dos demais veículos da marca.

É equipado com motor eletrônico MWM 4.12, Euro III (que atende as novas exigências para emissão de poluentes e preservação ambiental), com potência de 150 cv a 2.200 rpm e torque de 550 Nm.

O Volare W9 tem 8.235 mm de comprimento (Executivo/Vip) e 8.085 mm (Urbano/Lotação e Escolarbus), 2.330 mm de largura externa e 1.905 mm de altura interna.

A carroceria do W9 segue o design da família Volare, com linhas marcantes e limpas que destacam a grade frontal, o conjunto ótico e as lanternas.

Seu visual é arrojado, agressivo e completamente diferente do estilo adotado nos demais miniônibus fabricados no País.

- Publicidade -

Também as linhas da traseira são salientes e bem definidas, com destaque para o vigia, o pára-choque e as lanternas.

Internamente, o padrão de conforto beneficia também o motorista, com a alavanca de câmbio integrada ao painel de instrumentos (com acionamento por cabo), de fácil manuseio e com redução dos níveis de NVH (ruído, vibração e desconforto).

A alavanca de freio estacionário, com acionamento progressivo e posicionada no lado esquerdo, é outro detalhe de comodidade para o condutor.

O painel central garante fácil operação e leitura dos instrumentos e, para ampliar o conforto e a segurança do motorista, conta com quatro saídas de ar no painel de instrumentos.

Exclusividades na versão Executivo/Vip – A versão Executivo/Vip do Volare W9 apresenta características exclusivas.

Externamente, possui a máscara dos faróis pintada na cor grafite (nas demais versões permanece a tonalidade prata) e pode ser equipada com calotas plásticas de desenho diferenciado.

Além da porta convencional do tipo sedan (duas folhas), o W9 pode ser equipado com porta pantográfica.

Com abertura e fechamento em paralelo à lateral do miniônibus, permite que o motorista pare o veículo mais próximo da calçada, o que garante maior conforto, segurança e rapidez no embarque e desembarque de passageiros, especialmente em trajetos urbanos.

No interior, a versão Executivo/Vip tem como itens exclusivos parede de separação entre a cabine do motorista e o salão de passageiros, poltronas do modelo Intercity, com 940 mm (mais largas que as dos outros modelos da linha) e sistema de som com saídas independentes para os dois ambientes.

A parede de separação foi adotada para proporcionar maior privacidade ao motorista, redução do nível de ruído para os ocupantes e a instalação de sistemas de áudio independentes.

Fabricada em plástico especial e fibra de vidro, tem desenho inédito e permite a colocação do monitor de vídeo na posição central, perto do teto, com ampla visão para os passageiros.

Completam os itens exclusivos o conjunto de luz de leitura (porta-foco) e o porta-pacotes com iluminação.

Na versão Executivo/Vip, o Volare W9 também pode ser equipado com sistema de ar-condicionado Webasto CC 165 e dutos internos para distribuição da ventilação em todo o salão de passageiros.

O projeto teve o objetivo de proporcionar melhor distribuição do ar-condicionado e perfeita climatização ambiente com temperatura uniforme.

Novas poltronas para as versões Urbano/Lotação e Escolarbus – Os modelos de aplicação urbana de todos os miniônibus da família Volare (W9, W8, V8, V6 e V5) passam a contar com novas opções de poltronas.

Com estrutura de ferro e base em peça única de plástico injetado, têm design arrojado, são mais resistentes, ergonômicas e fáceis de limpar. Estão disponíveis em quatro variações: City, City Estofada, City Comfort e City Plus.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança