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Volkswagen lança os caminhões Constellation com cabine estendida

A Volkswagen Caminhões e Ônibus está lançando a linha de caminhões Constellation com cabine estendida.

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A novidade faz companhia às versões com cabine leito e teto alto, um sucesso reconhecido internacionalmente.

Além de serem oferecidas novas opções dos veículos apresentados pela montadora no último Salão Internacional do Transporte,– Fenatran –, em outubro de 2005, a marca agora conta com modelos médios Constellation, ampliando o direito de escolha do consumidor.

Juntamente com as linhas Worker e Delivery, a Volkswagen oferece cada vez mais alternativas ao frotista e ao caminhoneiro do Brasil e de mais 30 países da América Latina, da África e do Oriente Médio.

Chegam ao mercado os modelos médios VW Constellation 13.180 e VW 15.180, os primeiros da linha a receber motores eletrônicos MWM/International. Já os pesados VW 17.250, VW 24.250 e VW 19.320 Titan Tractor, apresentados na última Fenatran com a cabine leito e teto alto, ganham a opção de cabine estendida.

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Os modelos ainda trazem como novidade uma completa linha de acessórios para a comodidade dos usuários.

Desenvolvidos por engenheiros brasileiros e com design e soluções alemãs, os Constellation começam a ganhar as estradas brasileiras – desde o início de sua produção, em janeiro passado, já foram comercializadas mais de 1.000 unidades.

O destaque é a volta do cavalo mecânico Titan Tractor na configuração que criou um novo nicho no mercado brasileiro de caminhões.

Equipado com motorização eletrônica, suspensão traseira pneumática e itens de série como trio elétrico, ar-condicionado e banco do motorista com suspensão pneumática, o Constellation Titan Tractor agora é oferecido com cabine estendida.

Mas, antes mesmo dessa opção, o modelo chegou à liderança de seu segmento em abril passado (cavalos mecânicos com peso bruto total combinado acima de 40 toneladas) na versão com leito e teto alto.

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Espaço e muito conforto interno – O desenvolvimento da cabine estendida levou em conta o já conhecido conforto e espaço interno dos Constellation com leito e teto alto.

A largura de 2,20 metros, a maior do mercado, permite a acomodação e a movimentação ideais do motorista e dos passageiros, que contam com assentos individuais, um deles central.

O grande diferencial da nova configuração da cabine é a oferta de excelente área interna útil para o dia-a-dia do usuário.

Atrás dos assentos, é possível acomodar objetos pessoais, bagagens ou ferramentas no assoalho. O espaço ainda facilita o ajuste dos encostos dos bancos. Os modelos também têm uma rede porta-objetos.

Como na versão leito, a nova cabine dispõe de console de teto. Já o console central oferece porta-copos, porta-objetos e tomada opcional para acessórios elétricos.

Em cada painel das portas, pode-se acomodar uma garrafa de água com 1,5 litro. A coluna de direção é opcionalmente ajustável. Os novos modelos também oferecem aos ocupantes teto ventilante com múltiplas opções de abertura.

Funções inteligentes – O computador de bordo de série dos Constellation informa ao motorista a data e hora, o consumo de combustível em média ou em tempo real, a velocidade média, o tempo total de viagem e a distância rodada.

Ainda no painel dos caminhões estão disponíveis informações como a tensão da bateria, quilômetros restantes para a próxima manutenção e horímetro.

A central elétrica está preparada para receber futuras tecnologias como transmissão automática ou automatizada e freios ABS.

Entre as funções inteligentes da nova cabine destacam-se a iluminação com temporizador, dois avisos sonoros (buzina que evita bascular a cabine com as portas abertas e aviso sonoro no painel quando o condutor deixa o caminhão com lanternas ou faróis acesos e a chave fora do contato), desligamento automático do ar-condicionado para auto-proteção do motor.

Entre os opcionais, vidros e espelhos elétricos, além do travamento das portas com o veículo em movimento a mais de 15 km/hora.

O gerenciamento eletrônico dos motores permite o uso da ferramenta de diagnósticos VCO-950 e a instalação de novos acessórios. Com o sistema, é possível registrar os dados do desempenho do motorista e o alerta de eventuais contravenções.

Motor e chassi, confiança VW – Desde sua apresentação ao mercado, os chassis dos caminhões Constellation exibem características como novos eixos Arvin Meritor, freios com secador de ar de série e válvula Consep (separador de óleo) opcional, motores eletrônicos, radiadores redesenhados e construídos em cobre e latão (que proporcionam maior durabilidade e facilidade na execução de reparos), hélice de refrigeração do motor com acoplamento eletromagnético (que representa menor ruído) e sistema com silencioso cilíndrico.

Os modelos VW 13.180 e VW 15.180 adotam o motor MWM/International Acteon 4.12TCE turbo intercooler com 180 cv – são os primeiros modelos Constellation a receber motorização dessa marca.

Já nos modelos VW 17.250 e VW 24.250 o motor é o Cummins Interact 6.0 turbo intercooler com 250 cv, já utilizado na linha Volkswagen Electronic. No VW 19.320 Titan Tractor, o propulsor é o Cummins ISC, também dotado de turbo e intercooler, porém mais potente, de 320 cv.

Segurança máxima – Como nos modelos com cabine leito e teto alto, a nova linha de caminhões Volkswagen Constellation passou por longos e rigorosos testes que seguiram exigências do Conselho Nacional de Trânsito – Contran, e da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Também foram levadas em conta exigências de trânsito européias em itens como resistência e absorção de impacto, corrosão e basculamento.

Simulações de impacto frontal dos Constellation ocorreram primeiro em computador, com bonecos virtuais.

Depois foram utilizados bonecos antropomórficos, com formas humanas, de acordo com normas dos Estados Unidos e da Europa.

Em testes com os cintos de segurança, estes eram puxados por ganchos de até 810 quilos, atestando sua durabilidade – nas avaliações realizadas nos Constellation, a carga utilizada foi 20% maior do que a exigida pelo Contran, para reforçar a resistência dos cintos.

Num laboratório, um produto químico foi aplicado sobre os faróis dos novos caminhões por um determinado tempo, para comprovar que nenhuma parte interior seria danificada.

A avaliação dos pára-brisas também foi rígida, para minimizar os danos ao condutor no caso de algum acidente.

Os espelhos retrovisores diminuem a chamada “zona morta”, ponto que não pode ser visto do retrovisor.

Testes forçados de corrosão, que tiveram duração de um ano, foram realizados na Alemanha e nos Estados Unidos.

As chapas das cabines Constellation passaram por um processo novo de galvanização que garante seis anos de proteção conta corrosão perfurante.

E para eventuais reparos, marcas visuais de referência na superfície da cabine garantem a qualidade da funilaria, com o dimensionamento correto das peças.

Proteção ao motorista – O basculamento da cabina dos Constellation também é um grande atrativo da nova linha e, para garantir o sucesso desse item, medidas de segurança foram testadas pelos engenheiros.

Para realizar o basculamento da cabine é preciso deixar a alavanca de marchas em neutro, freios acionados, portas fechadas e grade frontal aberta. Se ocorrer uma tentativa com portas abertas, um alarme sonoro é acionado.

Já o sistema hidráulico responsável pelo basculamento tem um dispositivo que evita a queda da cabine.

Um sistema de partida remota permite colocar o motor em funcionamento com a cabine basculada para a realização de testes durante as manutenções periódicas, desde que o veículo esteja em ponto morto e com o freio de estacionamento acionado.

No cavalo mecânico VW 19.320 Titan Tractor, uma válvula sensível à carga (LSV, sigla em inglês) contribui para a frenagem equilibrada do conjunto caminhão-carreta.

Opcionalmente, os novos caminhões com cabine estendida também saem de fábrica com protetores de degraus. O equipamento evita que alguém de fora suba nos degraus de acesso enquanto o caminhão inicia sua marcha – uma manobra conhecida em assaltos.

Acessórios que fazem a diferença
Conheça os acessórios disponíveis para a nova linha Constellation cabine estendida:
. CD-Player marca Volkswagen, idêntico aos usados em automóveis da marca
. Alto-falante 6 polegadas
. Porca protetora para as rodas
. Cortina para maior privacidade interna (vidros das portas e pára-brisa)
. Climatizador
. Tapete em carpete
. Geladeira com capacidade de 20 litros,que gela até menos 8 graus Celsius
. Roda de alumínio

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