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Eurocargo médio ganha versão mais potente

Nova versão do médio EuroCargo Tector atende à tendência de motorizações mais potentes para o segmento.

A Iveco amplia sua oferta na faixa de 16 até 30 toneladas com o lançamento de mais uma versão do EuroCargo Tector.

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As concessionárias de todo o País iniciam a comercialização do novo médio na versão 230E24, configuração 6×2 e capacidade para 23 toneladas de PBT a partir deste mês.

Os modelos são fabricados nas versões cabine leito e cabine simples no Complexo Industrial de Sete Lagoas e por isso contam com índice de nacionalização que garante aos clientes o acesso ao Finame.

“Além de atender às exigências de mercado para que um caminhão 6×2 tenha potência entre 220 e 250 cavalos de potência, com o novo EuroCargo 230E24 6×2 ampliamos as possibilidades de atuação da Iveco no segmento de médios e passamos a competir mais fortemente neste segmento que movimenta 25 mil unidades por ano no País”, afirma Vicente Goduto Filho, diretor comercial da Iveco no Brasil. O preço das versões está na faixa de R$ 167 mil.

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De acordo com o executivo, o lançamento é resultado de um intenso trabalho de desenvolvimento de produtos para o mercado brasileiro, em que foram investidas mais de três mil horas de atenção de especialistas em engenharia e ao treinamento de mecânicos da rede de concessionárias, de forma a garantir a perfeita assistência técnica aos clientes da marca e a máxima tecnologia em durabilidade, design e espaço para os usuários.

O caminhão médio EuroCargo Tector fez parte de um programa de testes realizado pelo setor de Engenharia da Iveco, em que os caminhões rodaram, antes do seu lançamento, cerca de meio milhão de quilômetros com a colaboração de clientes da marca, enfrentando condições reais de operação em estradas do Brasil e de outros países da América do Sul.

Os resultados demonstraram que o motor Tector é atualmente um dos mais econômicos de seu segmento.

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De acordo com Marcos Hita, da Engenharia de Vendas da Iveco, a tecnologia Common Rail” conjugada com o gerenciamento eletrônico de injeção oferece máxima eficiência para o fornecimento de diesel ao motor.

Sua elevada precisão na dosagem de combustível aliada ao amplo torque constante do motor minimiza as mudanças de marchas em subidas e contribui diretamente para a redução do consumo de combustível.

O Tector possui cilindrada de 5.880 cm3, seis cilindros em linha, e quatro válvulas por cilindro, turbo-intercooler e sistema de injeção “Common Rail”.

Desenvolve 240 cv e apresenta torque constante de 69 kgfm em ampla faixa de rotação (de 1.200 a 2.100 rpm).

O novo caminhão tem PBT de 23.000 kg, tara estimada de 6.480 kg e capacidade máxima de tração de 33.000 kg.

Uma das principais vantagens do novo modelo médio da Iveco está no terceiro eixo de fábrica, que dá ao veículo maior diversidade de aplicações e aumenta a capacidade de carga do caminhão de 16 para 23 toneladas de PBT. A garantia do terceiro eixo é parte integrante do caminhão.

TECTOR. TESTADO E APROVADO – A preocupação da Iveco com o meio ambiente se manifesta através do constante investimento no desenvolvimento de seus motores, hoje reconhecidos como sendo dos mais avançados do mundo.

De acordo com Andrea Bovi, diretor da Fiat PowerTrain Technologies, em Sete Lagoas (MG), onde o Tector é produzido, o projeto deste motor teve como metas a redução dos custos operacionais.

A redução de peso e a adoção de componentes de alta tecnologia e performance operacional contribuíram para a otimização geral do equipamento.

O Tector apresenta maior rigidez e resistência que motores de cilindrada comparável, embora seja mais leve devido ao projeto que adotou o emprego de ligas de níquel que ampliam a durabilidade e resistência em diversas partes móveis.

Um exemplo de como o Tector pode melhorar o custo operacional do transportador está no consumo de óleo lubrificante, reduzido em 33% em relação ao modelo mecânico.

Para isso, a circulação do óleo foi redimensionada e foram adotados anéis de pistão que não permitem qualquer tipo de vazamento dos cilindros.

Além dos menores níveis de emissões e de ruído, o motor eletrônico Iveco Tector tem garantia de maior durabilidade graças à sua “centralina”, espécie de cérebro eletrônico que o protege dos abusos que possam comprometer sua vida útil.

Ela alerta o motorista sobre a ocorrência de qualquer anomalia e limita o desempenho do motor de forma que o problema não se agrave. Ela também pode impedir, por exemplo, que o motorista ultrapasse o limite de giros.

Controlados pela “centralina”, sensores monitoram continuamente as informações como temperatura ambiente, temperatura da água e do óleo, pressão do óleo, velocidade do veículo e posição do pedal do acelerador, além de interpretar as condições instantâneas do caminhão, necessidades de reposição e manutenção.

Dessa forma, garante-se o desempenho adequado para cada situação, o menor consumo e a preservação da durabilidade do motor, além da melhor partida a frio.

Segundo Bovi, todos os dados são armazenados na central eletrônica, o que facilita e diminui os custos com manutenção.

“Quando o veículo pára na concessionária, o técnico tem acesso ao diagnóstico de qualquer problema ocorrido e as instruções para sua reparação, reduzindo o tempo do veículo parado”, assegura o executivo.

CABINA OFERECE SOLUÇÕES RÁPIDAS PARA O USUÁRIO – O novo modelo médio da Iveco dispõe ainda de piloto automático “Cruise Control”, que pode ser acionado a partir dos 30 km/h e que permite um ritmo constante de viagem.

O “Cruise Control” pode ser combinado com um limitador de velocidade, e o sistema também permite a regulagem da marcha lenta, o que é importante em veículos implementados com equipamentos hidráulicos, como basculantes, guindastes e coletores de lixo, por exemplo.

Trabalhar a bordo de um Tector significa mais conforto, não só em relação à cabina, espaçosa e funcional, como também em relação ao silêncio.

O modelo é o mais silencioso entre os equipamentos que trazem cilindrada comparável porque o trem de engrenagens foi deslocado para a parte traseira do motor.

A mudança também aumenta a transmissão de força para componentes agregados como compressor de ar e bomba hidráulica da direção. Também permite a montagem da tomada de força de grande capacidade, facilitando a implementação de superestruturas.

Em seu interior, soluções ergométricas inteligentes facilitam o trabalho dos condutores fazendo com que bancos e volante se ajustem de acordo com a estatura e o peso dos motoristas.

Os modelos possuem basculamento hidráulico da cabina, com suspensão em quatro pontos por molas e amortecedores e quebra-sol externo.

No caso da versão cabina leito, o motorista ainda dispõe de uma das mais amplas camas do mercado: são 2,0 metros de comprimento por 0,8 metro de largura.

O cuidado com os detalhes está em cada item do novo EuroCargo. Com design assinado pelo italiano Giorgetto Giugiaro, um dos mais bem cotados designers da Europa, a cabina do novo caminhão possui grandes ângulos de visão horizontal e vertical e aerodinâmica excelente, além de facilidade de acesso, graças ao ângulo de 90 graus de abertura das portas.

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