terça-feira, 30 abril , 2024
28 C
Recife

Volkswagen já produz ônibus na África do Sul

Primeiros chassis de ônibus sul-africanos da marca. Caminhões Constellation chegarão em 2007. Rede de concessionárias terá, inicialmente, 10 lojas

- Publicidade -

A Volkswagen Caminhões e Ônibus iniciou a produção em sua fábrica recém-construída na cidade de Port Elizabeth, África do Sul, montando, inicialmente, três modelos de chassis de ônibus Volksbus, com subconjuntos importados de Resende (RJ).

Ali também serão montados, pela primeira vez fora do Brasil, os caminhões Constellation. A nova fábrica terá capacidade para produzir 900 veículos ao ano – 700 caminhões e 200 ônibus.

A linha de produção sul-africana é a segunda instalada fora do Brasil pela montadora – a primeira unidade está operando, desde outubro de 2004, na cidade de Puebla, no México.

Os veículos fabricados em Port Elizabeth serão exibidos pela primeira vez ao público na Auto Africa, feira de transportes, que será realizada de 26 de outubro a 5 de novembro em Joanesburgo, a capital sul-africana.

- Publicidade -

A marca disputará espaço em um segmento competitivo, que comercializa cerca de 15 mil caminhões e 1.300 ônibus ao ano.

A rede de concessionárias na África do Sul terá, inicialmente, 10 lojas, podendo ser abertos postos avançados de assistência técnica pelo país.

Os caminhões e ônibus Volkswagen têm direção do lado direito, como exige o mercado local.

Lançada em outubro de 2005, na África do Sul, a linha de chassis de ônibus Volksbus foi inicialmente importada do Brasil.

Em 2007, os caminhões Constellation chegarão ao mercado local, montados em Port Elizabeth.

- Publicidade -

As versões de veículos VW destinadas à África do Sul foram desenvolvidas em Resende, onde, além da manufatura, está instalado o centro mundial de desenvolvimento de caminhões e ônibus da marca.

Em Port Elizabeth, 22 pessoas trabalham na nova fábrica, que busca atingir uma produção máxima de 80 veículos/mês.

“A África do Sul poderá ser a base de comercialização de nossos produtos em países nos quais o trânsito segue a mão inglesa, como ocorre em algumas regiões daquele continente e na Ásia”, diz Roberto Cortes, CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança