quinta-feira, 9 maio , 2024
28 C
Recife

Novo caminhão Scania P 310 6×4 é opção para faixa inicial dos “fora-de-estrada”

Em resposta à dinamização das atividades de movimentação de carga em setores como a construção civil e a exploração florestal e canavieira, a Scania complementa sua linha de caminhões pesados “fora-de-estrada” com a introdução do P 310 6×4, indicado para o peso bruto total (PBT) de até 28,5 toneladas.

- Publicidade -

“A Scania já tem seus produtos para aplicações severas muito bem posicionados nos segmentos que transportam elevadas cargas, como minas, grandes obras de infra-estrutura, áreas florestais e agricultura. Faltava uma opção para atender obras em canteiros urbanos, movimentação de cana-de-açúcar em composições veiculares mais leves e serviços de apoio, como guindastes e lubrificação.

São veículos que não transportam tanta carga, mas trafegam igualmente em topografias acentuadas”, explica Roberto Leoncini, gerente executivo de Vendas de Caminhões da Scania.

O novo veículo possui motor de 9 litros, com 310 cavalos de potência e torque de 1.550 Nm entre 1.100 e 1.300 rpm, o maior de sua categoria.

Além da capacidade de 28,5 toneladas de carga, o veículo pode tracionar configurações do tipo Romeu e Julieta, que superam 50 toneladas, característica herdada dos caminhões maiores da Scania, graças à suspensão traseira por molas trapezoidais, dois eixos de tração e chassi reforçado.

- Publicidade -

Completam a especificação escapamento vertical, entrada de ar alta para o motor – opcional ideal para operação sujeita a muita poeira, e pára-lamas em peças únicas, para maior resistência.

O preço do P 310 6×4, em sua configuração básica, é de R$ 265 mil. Há opção de cabina simples ou com leito, tomada de força para a caixa de mudanças, ar-condicionado e diferentes níveis de acabamento interno.

A gama de produtos Scania para aplicações severas, tipo “fora-de-estrada”, é agora formada pelo P 310 6×4 e pelos P 420 6×4, R 480 6×4 e P 420 8×4, estes três com capacidades de carga (PBT) de 38,5 toneladas na versão 6×4 e 47 toneladas na versão 8×4.

Para a tração, mesmo em topografias adversas, os veículos P 420 e R 480 podem chegar a até 150 toneladas, em composições de várias carretas.

Em 2006, os veículos 6×4 e 8×4 para mineração, transporte de cana-de-açúcar e madeira representaram mais de 15% do total das vendas de caminhões da Scania no Brasil.

- Publicidade -

O maior volume, acima de 80%, refere-se ao transporte rodoviário de cargas.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais