quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

PACCAR relata receitas anuais recordes

“A PACCAR relatou receitas anuais recordes de US$ 18,99 bilhões e lucro líquido de US$ 1,36 bilhão em 2014. A PACCAR atingiu o segundo melhor lucro líquido anual da história da empresa, e o 76º ano consecutivo de lucro líquido”, disse Ron Armstrong, CEO do Grupo. “Os resultados financeiros da PACCAR são uma consequência da qualidade de seus produtos e serviços Premium, o aumento nas vendas de caminhões na América do Norte, o crescimento nas receitas de peças pós-vendas, e os ativos da PACCAR Financial Services. Tenho muito orgulho dos nossos 23.300 colaboradores, que mostraram um desempenho extraordinário aos nossos acionistas e clientes”.

- Publicidade -

“Os excelentes lucros e o forte fluxo de caixa da PACCAR permitiram que a empresa investisse em novos veículos Premium inovadores, expandisse seus centros de distribuição pós-vendas, e aprimorasse suas instalações de produção”, acrescentou Armstrong. Os clientes norte-americanos da PACCAR estão se beneficiando do bom crescimento econômico, do recorde por tonelagem de frete, dos baixos preços dos combustíveis, e da excelente eficiência operacional dos caminhões Kenworth e Peterbilt, que são líderes da indústria. “As vendas no varejo da indústria de caminhões Classe 8 nos EUA e Canadá em 2014, totalizando 250.000 veículos, foram as mais altas desde 2006”.

Recorde de receitas e maior lucro líquido – A PACCAR atingiu receitas recordes de US$ 18,99 bilhões em 2014, em comparação com as receitas de US$ 17,12 bilhões em 2013. A PACCAR relatou lucro líquido de US$ 1,36 bilhão (US$ 3,82 por ação diluída) em 2014; isso representa um aumento de 16% em comparação com os US$ 1,17 bilhão (US$ 3,30 por ação diluída) obtido no ano passado.

- Publicidade -

Vendas líquidas e as receitas dos serviços financeiros do quarto trimestre de 2014 foram um recorde trimestral de US$ 5,12 bilhões; representando um aumento de 11% em comparação com os US$4,60 bilhões no mesmo período em 2013. A PACCAR lucrou US$ 394,3 milhões (US$1,11 por ação diluída) no quarto trimestre de 2014, o que representa um aumento de 18% em comparação com os US$ 334,2 milhões (US$ 0,94 por ação diluída) no quarto trimestre de 2013. O patrimônio líquido dos acionistas era de US$ 6,75 bilhões em 31 de dezembro de 2014.

Aumento de dividendos e de recompras de ações – A PACCAR declarou dividendos, em espécie, de US$ 1,86 por ação durante 2014, incluindo um dividendo especial de US$ 1,00 por ação. Os dividendos totais por ação declarados em 2014 aumentaram 9% em comparação com 2013. A PACCAR tem pago dividendos todo ano, desde 1941. O retorno total dos acionistas da PACCAR foi de 18,2% durante 2014. Nos últimos dez anos, o retorno anual dos acionistas da PACCAR tem sido de 9,9%, em média, em comparação com o retorno anual de 7,7% dS&P 500. O retorno ao acionista entregue pela PACCAR supera o S&P 500 no período  de um, cinco, dez e vinte anos.

A PACCAR recomprou 731.000 de suas ações ordinárias por US$ 42,7 milhões em 2014. Na atual resolução do Conselho de Diretoria, autorizando a recompra de US$ 300 milhões em ações, a PACCAR recomprou 5,72 milhões de ações por US$ 234,7 milhões. Os excelentes lucros líquidos da PACCAR e o forte fluxo de caixa tornam as ações da empresa um investimento atraente em longo prazo. “O programa de recompra de ações reflete a confiança da Diretoria no crescimento bem sucedido dos negócios globais da PACCAR”, disse Bob Christensen, Presidente e CEO da PACCAR.

- Publicidade -

Destaques Comerciais – 2014

•          A PACCAR entregou 142.900 veículos mundialmente;

•          A Peterbilt celebrou seu 75º aniversário e a Kenworth entregou seu milionésimo caminhão.

•          A fábrica de cabines da DAF em Westerlo, na Bélgica, produziu sua milionésima cabine DAF.

•          A PACCAR Parts abriu um novo Centro de Distribuição de Peças (PDC) em Montreal, no Canadá, e celebrou o 20º aniversário do programa TRP de peças pós-vendas de todas as marcas.

•          A fábrica de motores da PACCAR em Columbus, no Mississippi, e a fábrica de caminhões da Peterbilt em Denton, no Texas, ganharam os Prêmios de Liderança em Fabricação da Frost & Sullivan.

•          O caminhão T880 da Kenworth, equipado com o motor MX-13 da PACCAR, ganhou o Prêmio “Caminhão do Ano de 2015” da American Truck Dealers (Revendedores Americanos de Caminhões).

•          A DAF recebeu o prêmio de “Fabricante do Ano” no Reino Unido, conferido pela revista GreenFleet.

•          A PACCAR foi reconhecida como líder em tecnologia das “100 Empresas de Elite de 2014” pela revista InformationWeek

•          A PACCAR investiu US$ 438,7 milhões em projetos de capital e pesquisa e desenvolvimento.

•          A PACCAR implementou mais de 26.000 projetos Seis Sigma desde 1997.

Destaques financeiros – quarto trimestre de 2014

Os destaques dos resultados financeiros da PACCAR durante o quarto trimestre de 2014 incluem:

·         Recorde trimestral de vendas líquidas consolidadas e receitas de US$ 5,12 bilhões.

·         Lucro líquido de US$ 394,3 milhões.

·         Geração de caixa de US$522,0 milhões.

·         A receita de serviços financeiros foi de US$ 96,3 milhões, antes dos impostosDespesas com Pesquisa e Desenvolvimento de US$ 62,5 milhões.

·         Investimentos de capital de US$ 62,6 milhões.

·         Dinheiro em caixa, proveniente da fabricação e de valores mobiliários, no valor de US$ 2,94 bilhões em 31 de dezembro de 2014.

Destaques financeiros – acumulado do ano de 2014

Os destaques dos resultados financeiros da PACCAR durante 2014 incluem:

·         Recorde em vendas líquidas consolidadas e receitas de US$ 18,99 bilhões.

·         Lucro líquido de US$ 1,36 bilhão.

·         Patrimônio líquido recorde no final do ano de US$ 6,75 bilhões.

·         Geração de caixa no montante de US$ 2,12 bilhões

·         Recorde de receitas da PACCAR Parts de US$ 3,08 bilhões, e receita antes do pagamento de impostos, no montante de US$ 496,7 milhões.

·         Recorde de receita dos Serviços Financeiros, antes do pagamento de impostos, no valor de US$ 370,4 milhões em ativos de US$ 11,92 bilhões.

·          Emissões de Títulos de Médio Prazo (MTN) de US$ 1,58 bilhão.

·         Dividendos declarados de US$ 660,1 milhões.

Mercados globais de caminhão – “As vendas no varejo da indústria de caminhões Classe 8 nos EUA e Canadá foram de 250.000 unidades em 2014, em comparação com os 212.000 veículos vendidos em 2013”, disse Dan Sobic, Vice-Presidente Executivo da PACCAR. “A demanda por caminhões está sendo impulsionada pela melhora na economia e pela expansão da frota.

Em 2014, a PACCAR atingiu uma participação de mercado de varejo dos caminhões Classe 8 nos EUA e Canadá de 27,9%, pois os clientes se beneficiaram da excelente eficiência de combustível e do ótimo desempenho dos veículos da Kenworth e da Peterbilt. As estimativas para as vendas no varejo da indústria de caminhões Classe 8 nos EUA e Canadá em 2015 estão na faixa de 250.000 – 280.000 unidades, impulsionadas pela maior expansão da capacidade de frota e pelo crescimento econômico da indústria de caminhões”, acrescentou Sobic.

A DAF é líder no mercado de caminhões tratores europeus, e é líder de participação do mercado em geral no Reino Unido, Holanda e Hungria. “Nossos clientes reconhecem a liderança da DAF em qualidade, baixos custos operacionais, e no superior conforto do condutor”, disse Harrie Schippers, Presidente da DAF. “As vendas da indústria de caminhões acima de 16 toneladas na Europa foram de 227.000 unidades em 2014, e a participação de mercado da DAF foi de 13,8%. Estima-se que as vendas da indústria de caminhões europeia, no mercado acima de 16 toneladas em 2015, estarão na faixa de 200.000 – 240.000 veículos”.

A DAF continua a revisar e elaborar uma resposta à Declaração de Objeções emitida pela Comissão Europeia em novembro de 2014. A Declaração expressou sua visão preliminar, de que todos os principais fabricantes de caminhões médios e pesados tinham participado de práticas anticoncorrência na União Europeia. A Comissão indicou que buscará impor multas significativas aos fabricantes. A Comissão revisará as respostas dos fabricantes, antes de emitir sua decisão. Qualquer decisão estaria sujeita a recursos. A Empresa não consegue prever o resultado desse processo, ou estimar a potencial multa neste momento.

As vendas da indústria de caminhões pesados na América do Sul em 2014 foram de 129.000 caminhões. Estima-se que as vendas da indústria de caminhões pesados em 2015 estarão na faixa de 110.000 – 130.000 unidades. A PACCAR entregou 3.600 veículos na América do Sul em 2014, o que representa um aumento de 37% em comparação com 2013. “A produção da DAF Trucks no Brasil, e o contínuo crescimento da rede de concessionárias da DAF Brasil, aumentarão ainda mais as vendas de veículos da PACCAR na América do Sul”, disse Sam Means, Vice-Presidente da PACCAR.

Kenworth comemora a entrega do milionésimo caminhão – A Kenworth produziu seu milionésimo caminhão em sua montadora de Chillicothe, Ohio, em novembro. O caminhão foi um aerodinâmico Kenworth T680 Advantage, com motor MX-13 da PACCAR. Os colaboradores da Kenworth comemoraram a apresentação do veículo para a TransAm Trucking de Olathe, no Kansas. “A produção e a entrega de nosso milionésimo caminhão destacam outro ano excelente para a Kenworth. Todos os membros da equipe da Kenworth, desde que a empresa foi fundada em 1923, contribuíram para atingir esse marco”, disse Preston Feight, Gerente-Geral da Kenworth, e Vice-Presidente da PACCAR.

A DAF reforça a liderança na eficiência de transporte de veículos – O novo programa de Eficiência de Transporte da DAF introduziu diversas inovações, que melhoram o desempenho do veículo e geram economias de combustível de até 5%. Para Ron Bonsen, Diretor de Vendas da DAF, “Os motores MX-13 e MX-11 da PACCAR incorporaram novas tecnologias, incluindo um freio motor mais potente, turbo atualizado, injeção de combustível otimizada e software melhorado. O inovador Driver Performance Assistant (Assistente de Desempenho do Condutor), instalado no painel, aumenta a economia de combustível, ao mostrar completo feedback sobre o consumo de combustível e o desempenho da frenagem para o condutor. O Predictive Cruise Control (Controle de Cruzeiro Preditivo) usa tecnologia GPS avançada para prever mudanças na qualidade da estrada, enquanto o Predictive Shifting seleciona a marcha ideal”.

Liderança ambiental – A PACCAR é líder ambiental, tendo veículos e fábricas eficientes em termos de energia. A Kenworth, a Peterbilt e a DAF investem em produtos e serviços líderes da indústria para capacitarem seus clientes a melhorar o desempenho de seus negócios. A DAF foi homenageada como “Fabricante do Ano” pela revista GreenFleet do Reino Unido em 2014. A DAF ganhou o prêmio por seu excepcional projeto Euro 6, incluindo o inovador Driver Performance Assistant. Os Prêmios GreenFleet são conferidos anualmente para reconhecer indivíduos e organizações que criam soluções inovadoras para reduzir o impacto ambiental das frotas de transporte.

PACCAR Parts atinge receita e lucro recordes – “O negócio de peças pós-vendas da PACCAR atingiu receitas anuais recordes de US$ 3,08 bilhões, e lucro antes do pagamento de impostos, no montante de US$ 496,7 milhões em 2014”, disse David Danforth, Gerente-Geral da PACCAR Parts e Vice-Presidente da PACCAR. “O crescimento do negócio de peças pós-vendas da PACCAR foi impulsionado por investimentos em distribuição, tecnologia e produtos. A marca global TRP, da PACCAR, destinada a todas as marcas e modelos de caminhões, reboques e ônibus, contribuiu para aumentar o negócio de peças em nossas concessionárias. A melhora na utilização da frota e na idade das frotas de caminhão norte-americana também está contribuindo para excelentes negócios de peças e serviços”.

“Os 17 centros de distribuição de peças da PACCAR dão suporte a mais de 2.000 concessionárias da DAF, Kenworth e Peterbilt, com atendimento de primeira linha ao cliente”, acrescentou Danforth. “A PACCAR abriu um novo centro de distribuição em Montreal, no Canadá, em 2014, e começou a construir um novo centro de distribuição em Renton, Washington”.

Atualização de motores PACCAR – “A PACCAR instalou mais de 75.000 motores MX-13 nos caminhões da Kenworth e Peterbilt na América do Norte, desde o início da produção de motores em meados de 2010”, disse Craig Brewster, Vice-Presidente da PACCAR. “No quarto trimestre de 2014, o motor MX-13 foi instalado em 37% dos caminhões pesados da Kenworth e da Peterbilt”. Ron Borsboom, Diretor de Engenharia da DAF, acrescentou, “O motor MX-11 da PACCAR, com potência de até 440 HP, e torque de 1.550 lb-ft, foi bem recebido pelos clientes da DAF, que gostaram de seu peso leve, do fato de ele ser silencioso, e da excelente eficiência de combustível e confiabilidade do motor”.

Investimentos de Capital melhoram o desenvolvimento do produto e a eficiência operacional – Os excelentes lucros em longo prazo, o sólido balanço, e o intenso foco em qualidade, tecnologia, e produtividade, capacitaram a empresa a investir US$ 5,8 bilhões em instalações de classe mundial, em produtos inovadores, e em novas tecnologias, no decorrer da última década.

“Em 2014, um capital de US$ 223,1 milhões e despesas de P&D de US$ 215,6 milhões foram investidos em novos produtos, e aumentaram a capacidade de produção”, disse George West, Vice-Presidente da PACCAR. Em 2015, as despesas de capital de US$300 – US$ 350 milhões serão destinadas para melhorar o desenvolvimento do grupo propulsor, e para aumentar a eficiência operacional das fábricas e dos centros de distribuição da empresa. Estima-se que as despesas com Pesquisa e Desenvolvimento serão de US$ 220 – US$ 260 milhões em 2015.

Empresas de Serviços Financeiros atingem resultados anuais recordes – A PACCAR Financial Services (PFS) tem um portfólio de 166.000 caminhões e reboques, com ativos que totalizam US$ 11,92 bilhões.

A PacLease, uma das principais empresas de leasing de caminhões, destinados a todo tipo de serviço, na América do Norte e Europa, com uma frota de mais de 38.000 veículos, está incluída nesse segmento. “O lucro da PFS aumentou devido ao maior balanço dos ativos, e ao excelente desempenho do portfólio em 2014”, disse Bob Bengston, Vice-Presidente Sênior da PACAR. A PFS atingiu a lucro de US$ 96,3 milhões, antes do desconto de impostos, no quarto trimestre de 2014, em comparação com os US$ 90,4 milhões ganhos no quarto trimestre de 2013. As receitas do quarto trimestre de 2014 foram de US$ 302,0 milhões, em comparação com US$ 299,5 milhões no mesmo trimestre de 2013. No acumulado do ano, o lucro antes dos impostos da Financial Services, foi um recorde de US$ 370,4 milhões, o que representa um aumento de 9% em comparação com os US$ 340,2 milhões em 2013.

As receitas do acumulado do ano foram de US$ 1,20 bilhão em comparação com os US$ 1,17 bilhão para o mesmo período do ano anterior.

“O excelente balanço da PACCAR, complementado por suas classificações de crédito A+/A1, capacitam a PFS a oferecer financiamentos de varejo competitivos para as concessionárias da Kenworth, Peterbilt e DAF, e para os clientes de 22 países, em quatro continentes”, disse Todd Hubbard, Presidente Financeiro Corporativo da PACCAR. A PACCAR Financial Services tem excelente acesso aos mercados de dívida, tendo emitido US$ 1,58 bilhões em títulos de três, quatro e cinco anos, no decorrer de 2014.

A PACCAR é líder global em tecnologia de projeto, fabricação e suporte ao cliente de caminhões leves, médios e pesados de alta qualidade das marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A PACCAR também projeta e fabrica motores a diesel avançados, fornece serviços financeiros e de informática, bem como distribui peças de caminhões relacionadas ao seu principal negócio.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança