quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Gerdau lança linha inovadora de aços especiais para indústrias automotiva e eólica

A Gerdau realizou no dia de hoje o lançamento de sua mais nova linha de aços especiais, com a produção de aços mais leves e resistentes para automóveis e torres eólicas.

- Publicidade -

A companhia apresentou as diversas possibilidades de aplicações dos novos produtos em aços especiais, que são divididos em três famílias: GG Max, GG Tech e GG Custom.

O momento do mercado é positivo. De acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a produção de veículos, que inclui automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, tem crescido há 18 meses seguidos.

- Publicidade -

Os primeiros quatro meses de 2018 representam um aumento de 20,7% (965,9 mil unidades) em comparação com o ano passado. No mercado de veículos comerciais (caminhões e ônibus), o resultado no quadrimestre avançou 57,6%, com 20,7 mil caminhões este ano e 13,1 mil em 2017.

“A Gerdau está inovando para atender os veículos do futuro, ou seja, estamos nos antecipando às necessidades do mercado, pensando na evolução da mobilidade urbana e na geração de energia a partir de fontes alternativas, como a eólica. Ao mesmo tempo, nossas usinas produtoras de aços especiais no Brasil estão plenamente capacitadas para atender a evolução de demanda futura, com produtos e serviços inovadores e de qualidade superior”, afirma Fladimir Gauto, diretor de Operação de Aços Especiais Brasil. A Gerdau possui três usinas produtoras de aços especiais, em Mogi das Cruzes (SP), Pindamonhangaba (SP) e Charqueadas (RS).

O destaque da apresentação fica por conta da família GG Max, com quatro soluções específicas para a produção de molas, rolamentos e engrenagens usadas na fabricação de veículos leves (de passeio) e pesados.

- Publicidade -

A linha GG Max Cleanity, por exemplo, traz vantagens específicas para rolamentos. São aços com características que proporcionam a redução de peso e favorecem geometrias mais complexas, o que garante longevidade superior a produtos similares. Já a GG Max Paraboler oferece soluções específicas para molas parabólicas, usadas em suspensões de caminhões.

Atenta às necessidades do mercado de energia eólica no país, a Gerdau também apresenta a linha GG Tech Induheat, composta por aços de maior homogeneidade e tecnologia no tratamento térmico.

A sua principal aplicação é destinada a fixadores eólicos que exigem peças com requisitos de resistência a tração e impactos. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), a previsão de capacidade instalada de parques eólicos deve chegar a mais de 14 GW em 2018, resultado maior que os 12,77 GW gerados no ano passado.

Conheça as linhas de aços especiais Gerdau

Família GG Max

Linhas

Aplicação

GG Cleanity

Rolamentos com peso reduzido, maior vida útil e mais resistência mecânica

GG Hiductility

Peças em geral, com altas resistência e tenacidade, além de menor peso

GG Machinity

Produtos de alto rendimento no processo de usinagem

GG Paraboler

Autopeças e Suspensões (molas parabólicas para veículos pesados)

Família GG Tech

Linhas

Aplicação

GG Echomachining

Aços com adição de Bismuto, liga considerada mais ecológica e não contaminante. Gera menor desgaste das ferramentas

GG Induheat

Aços ideais para a indústria eólica, que passam por um tratamento térmico que os torna mais resistentes mesmo em baixas temperaturas

Família GG Custom

Linha

Aplicação

GG Custom

Flexibilidade de customização de produtos de acordo com as necessidades de cada negócio

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança