terça-feira, 19 março , 2024
28 C
Recife

Conheça a roda mais leve do mercado para veículos comerciais

A Alcoa® Wheels, líder mundial e inventora das rodas de alumínio forjadas, acaba de lançar a roda para veículos comerciais mais leve do mercado.

A Ultra ONE®, nova roda na medida 8,25″ x 22,50″, pesa em média 47% menos que uma roda de aço com as mesmas dimensões e 3Kg menos do que a roda da atual geração. Tudo isso mantendo a capacidade máxima de carga.

O lançamento marca uma nova geração de rodas “ultra leves” que aumentam a capacidade de transporte de carga dos veículos respeitando a lei da balança.

Além do aumento da capacidade de carga e de reduzir custos de operação de transporte, como consumo de diesel e desgaste dos pneus, a Ultra ONE® contribui para a redução de emissões poluentes ao meio ambiente.

A nova roda foi desenvolvida para atender as mais exigentes condições de uso do mercado sul-americano. A Ultra ONE® utiliza a nova liga patenteada Alcoa® MagnaForce®, 17% mais resitente que as atuais ligas disponíveis no mercado, o que permite a redução do peso do produto sem comprometer sua capacidade máxima de carga.

“Esta nova geração de rodas para caminhões, ônibus e implementos rodoviários estabelece um avanço tecnológico sem precedentes na indústria do transporte comercial regional e um novo patamar em termos de redução de peso dos veículos, podendo superar os 700 kg em uma composição de 9 eixos”, afirma Rodrigo Leal, diretor-presidente da Alcoa® Wheels para a América do Sul.

A tecnologia de rodas “ultra leves” da Alcoa® Wheels, como a utilizada pela Ultra ONE®, tem sido adotada também pelas empresas de transporte rodoviário de cargas em outros mercados, como Estados Unidos e Austrália.

No Brasil, a empresa já tem recebido pedidos de fabricantes para a utilização da Ultra ONE® na produção de seus veículos comerciais.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn