quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

BASF vai construir fábrica para reciclagem de baterias na Alemanha

Capacidade processamento anual em escala comercial de 15mil toneladas de baterias EV e sucata de produção

A BASF vai construir uma planta para reciclagem de baterias em escala comercial em Schwarzheide, na Alemanha.

- Publicidade -

Este investimento fortalece a produção de materiais catódicos ativos (CAM) e o centro de reciclagem da BASF em Schwarzheide.

O site é um local ideal para o desenvolvimento de atividades de reciclagem de baterias, devido à presença de muitos fabricantes de carros elétricos e produtores de células na Europa Central.

- Publicidade -

Este investimento criará cerca de 30 novos postos de trabalho de produção, com início de operação previsto para o início de 2024.

A produção de massa negra é o primeiro passo no processo de reciclagem das baterias e se baseia no tratamento mecânico delas.

A massa negra produzida contém altas quantidades dos principais metais utilizados para produzir CAM: lítio, níquel, cobalto e manganês.

- Publicidade -

Trata-se da matéria-prima para a refinaria hidrometalúrgica comercial de reciclagem de baterias que a BASF planeja construir em meados desta década.

“Com o investimento na planta de massa negra de reciclagem de baterias em escala comercial, damos o próximo passo para estabelecer na BASF toda a cadeia de valor de reciclagem de baterias. Isso nos permite otimizar o processo de reciclagem de ponta a ponta e reduzir a pegada de CO2”, afirma Peter Schuhmacher, presidente da divisão de Catalisadores da BASF.

“O ciclo fechado de baterias esgotadas até o CAM para novas baterias oferece suporte a nossos clientes ao longo de toda a cadeia de valor da bateria, reduz a dependência de matérias-primas mineradas e permite uma economia circular.”

A reciclagem de baterias é uma alavanca importante para reduzir a pegada de CO2 dos veículos elétricos.

Ela é fundamental para atender aos requisitos de políticas ambiciosas e voltadas para a circularidade, previstas no Regulamento de Baterias da UE proposto.

Eles determinam a eficiência de reciclagem das baterias de íon-lítio, bem como a recuperação de materiais e metas de conteúdo reciclado para níquel, cobalto e lítio.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança