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Volvo começa a testar caminhões a hidrogênio em estradas na Europa

No ano passado, a Volvo Trucks exibiu seus caminhões elétricos a célula de combustível pela primeira vez. Com emissão zero, esses veículos usam hidrogênio para gerar eletricidade a bordo, tornando-os adequados para o transporte eletrificado em longa distância.

Emitindo apenas de vapor d’água, os caminhões com célula de combustível a hidrogênio serão uma parte importante da oferta de veículos com zero emissões da Volvo Trucks.

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Agora, a marca dá um passo importante nesta jornada com o início dos testes desta tecnologia em estradas no norte da Suécia.

No ano passado, a Volvo Trucks exibiu seus caminhões elétricos a célula de combustível pela primeira vez. Com emissão zero, esses veículos usam hidrogênio para gerar eletricidade a bordo, tornando-os adequados para o transporte eletrificado em longa distância.

Agora, esses caminhões já estão sendo testados em vias públicas. Mas não numa estrada qualquer: eles rodam acima do círculo polar ártico, no norte da Suécia, num clima extremamente frio, em testes bastante desafiadores.

“Os caminhões operam sete dias por semana e em todos os tipos de ambiente. As condições adversas nas vias públicas no norte da Suécia, com gelo, vento e muita neve, proporcionam um ambiente ideal de testes,” diz Helena Alsiö, vice-presidente de gestão de powertrain da Volvo Trucks. “Fico feliz em afirmar que tudo está indo muito bem, numa sequência bem-sucedida dos testes que havíamos feito inicialmente em ambiente virtual e depois também em nosso campo de provas interno”.

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Disponíveis ainda nesta década – Os caminhões elétricos movidos com célula de combustível a hidrogênio serão especialmente adequados para distâncias longas, em trajetos em que usar apenas baterias não é uma boa opção, por falta de infraestrutura de recarga.

Os veículos com essa tecnologia estarão comercialmente disponíveis na Europa ainda segunda metade desta década. Para acelerar o desenvolvimento, o Grupo Volvo uniu forças com a Daimler para pesquisar e produzir sistemas de células de combustível sob medida para veículos pesados.

Já é possível cortar CO2 – Para as transportadoras que já querem oferecer transporte com emissão zero, a Volvo Trucks oferece atualmente a mais ampla linha de caminhões elétricos a bateria do mercado, com seis modelos já produzidos em série.

Disponíveis comercialmente na Europa, Estados Unidos e alguns países de outros continentes, os veículos atendem a uma grande variedade de necessidades de transporte. Além disso, em alguns mercados a marca tem também caminhões a combustíveis renováveis, como o biogás.

“Precisamos agir agora para frear o aquecimento global. Independentemente das aplicações de transporte ou região do planeta, esperar não é uma opção. Em alguns anos, nossos clientes serão capazes de eliminar completamente as emissões de CO2 de seus caminhões,” diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

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Hidrogênio verde – Os caminhões Volvo com célula de combustível a hidrogênio usarão duas células de combustível com capacidade para gerar 300 kW de energia elétrica. O hidrogênio verde é um recurso infinito, produzido a partir de fontes de energia renováveis, como vento, água e sol.

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