sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Fras-le celebra 70 anos de inovação sustentável e crescimento

Marca brasileira Fras-le, líder mundial em materiais de fricção, comemora sete décadas de contribuições para a mobilidade global.

A Fras-le Mobility, multinacional brasileira conhecida por sua excelência em soluções sustentáveis para a mobilidade, celebra os 70 anos de sua marca icônica, a Fras-le. Reconhecida como líder mundial em materiais de fricção, a empresa planeja uma série de comemorações ao longo do ano, envolvendo colaboradores, parceiros, investidores e a comunidade. A trajetória de 70 anos é marcada por inovação sustentável, internacionalização e pioneirismo na história do transporte.

- Publicidade -

A Fras-le, marca referência em materiais de fricção, completa 70 anos de uma jornada marcada por inovação sustentável e contribuições significativas para a mobilidade global.

Em comemoração ao aniversário, a empresa realizará uma série de ações, incluindo uma exposição do artista Antonio Giacomin, lançamento de um livro comemorativo e ações durante a Festa Nacional da Uva 2024.

Pioneira na internacionalização, a Fras-le atua em 125 países, oferecendo soluções para diversos segmentos, desde automóveis até transporte aéreo, metroviário e ferroviário.

Seu compromisso com a sustentabilidade reflete-se na eliminação do amianto e do cobre metálico em seus produtos, além de iniciativas recentes de descarbonização de seus processos e produtos.

- Publicidade -

Na visão do COO da Frasle Mobility, Anderson Pontalti, o caminho trilhado pela Fras-le traduz a evolução de uma marca global, com intensos ciclos de expansão vivenciados, sobretudo, nos últimos 10 anos, que projetam um futuro de novas possibilidades de crescimento. 

Ao longo de 70 anos, a Fras-le tornou-se referência em materiais de fricção, mas foi além, sempre se diferenciando pela inovação e preocupação ambiental, mesmo quando o tema ainda não era uma pauta presente na sociedade. Hoje, a marca é reconhecida como líder em fricção mundial, sempre atenta às demandas dos mercados mais exigentes e às tendências emergentes. Sua postura protagonista se manifestou não apenas em seu processo fabril, mas também na permanente evolução de materiais e na busca constante por soluções mais seguras e sustentáveis“, contextualiza.

Pioneirismo na história do transporte – Fatos marcantes demonstram a importância e o pioneirismo da marca Fras-le para o ecossistema da mobilidade. A internacionalização iniciou ainda em 1969, com exportações para o Paraguai, expandindo, na sequência, suas operações para toda a América Latina. Posteriormente, estabeleceu-se na América do Norte, Europa e, finalmente, na Ásia.

Atualmente, a Fras-le estende sua influência por 125 países, com a comercialização de seus produtos e atuação das suas equipes de vendas e centros de distribuição espalhados em posições logísticas estratégicas. A marca pioneira é líder nos segmentos de atuação em várias geografias, nos mercados de reposição de autopeças e fornecimento para montadoras. Sob a identidade Fras-le, oferece ao mercado linhas de pastilhas e lonas de freio, para veículos pesados e automóveis, transportes aéreo, metroviário e ferroviário, e produtos para aplicação industrial.

Com o DNA da inovação em sua história, constituiu, há 50 anos, o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Francisco Stédile, para impulsionar a criação de produtos inovadores.  A empresa conta com profissionais altamente especializados, mestre e doutores, que atuam na concepção de novos produtos, fazendo uso de ferramentas avançadas para a criação de peças, testes e simulações, mantendo um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento da América Latina, integrado por três laboratórios.

- Publicidade -

A Fras-le se tornou referência em cuidados ambientais ao eliminar o uso de amianto na composição dos seus produtos de fricção antes mesmo de a legislação brasileira proibir a presença do elemento em materiais automotivos, nos anos 1990. Outro passo significativo foi a retirada do cobre metálico de suas pastilhas de freio comerciais, iniciativa que começou no mercado norte-americano e que deve se tornar uma prática global.

O desenvolvimento de soluções competitivas alinhadas à sustentabilidade, pela Fras-le, tem resultado em iniciativas de descarbonização de seus processos e produtos. Um dos cases mais recentes é o da Sapata de Freio Ferroviária. Alterações no processo de fabricação e na formulação da peça reduziram a pegada de carbono do produto em 43%.

“Ações visando a sustentabilidade sempre foram uma prioridade em nossos negócios. A trajetória de 70 anos da Fras-le, marca icônica do portfólio da Frasle Mobility, evidencia os esforços constantes em oferecer soluções inovadoras e ambientalmente corretas. A descarbonização de nossos produtos e processos é um exemplo das iniciativas desenvolvidas, com êxito, pelas nossas equipes altamente capacitadas e motivadas.  Em especial nos últimos anos, a companhia vem intensificando investimentos com o objetivo de enfrentar os desafios globais do transporte, além de contribuir para a economia e para um mundo melhor“, destaca o presidente e CEO da Frasle Mobility, Sérgio L. Carvalho.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança