domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Mercado de luxo: como o aumento da demanda por veículos premium impacta o setor de reposição automotiva

Por Marcelo Martini – O mercado de luxo no Brasil tem ganhado cada vez mais espaço no setor automotivo. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (ABEIFA), foram vendidas 16,1 mil unidades de importados entre janeiro e julho de 2023, registrando um crescimento de 67,1% em comparação ao mesmo período de 2022. Isto demonstra que o segmento tem superado a falta de componentes para as montadoras, tanto de veículos premium, quanto convencionais, consequências provocadas, sobretudo, pela pandemia de Covid-19.

- Publicidade -

Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), a frota de marcas importadas já representa 14,2% do total de veículos em circulação no país. Estes carros chamam a atenção devido ao alto nível de sofisticação, estrutura mecânica e tecnologia, em comparação a outras opções convencionais, cativando e movendo a paixão do brasileiro por carros.

O impacto dos veículos premium para setor de reposição – Tendo em vista o notável crescimento na busca por carros de luxo, é necessário que o setor de reposição esteja preparado para atender às demandas deste segmento. Nesse sentido, a indústria deve assegurar ao consumidor peças e serviços de qualidade que garantam a saúde dos veículos.

Devido à tecnologia de ponta presente nos automóveis de alto padrão, o aftermarket brasileiro também acompanha essa inovação, passando a exigir um desempenho mais aguçado durante o processo de manutenção. Este cenário provoca a necessidade de maior conhecimento técnico por parte dos profissionais, bem como a constante atualização sobre o que há de mais novo no mercado.

Desta forma, a fim de oferecer serviços e soluções alinhadas às necessidades dos consumidores, os distribuidores e atacados de autopeças passam a ofertar portfólios mais completos, com produtos direcionados exclusivamente ao segmento premium, como scanners, osciloscópios e, até mesmo, fluidos e lubrificantes especializados.

- Publicidade -

Principais cuidados para a manutenção dos carros de luxo – A manutenção preventiva é essencial para todos os tipos de veículos, mas se torna ainda mais imprescindível no caso dos veículos premium. Isto porque, normalmente, estes automóveis, são equipados com alto nível de modernidade, como, por exemplo, câmbios automáticos de última geração, sistema de direção assistida, além de contar com um alto requinte, o que faz com que o custo das peças e mão de obra qualificada seja mais elevado em comparação aos carros convencionais.

Por conta disso, para garantir que o automóvel esteja sempre em conformidade, é fundamental que o proprietário mantenha as revisões em dia, com a utilização de lubrificantes de qualidade e que atendam as homologações modernas exigidas nos veículos premium, de acordo com as indicações do manual do fabricante.

Isto poderá contribuir significativamente para a redução de consumo e maior proteção dos componentes veiculares. Além disso, manter as visitas periódicas ao mecânico especializado traz mais economia ao bolso do motorista, ao evitar gastos dispendiosos com manutenções corretivas. Diante deste cenário, é fundamental que o setor de reposição siga investindo e se atualizando com relação às soluções inovadoras que atendam este público em específico.

Marcelo Martini é Gerente de Vendas do Aftermarket da FUCHS, maior fabricante independente de lubrificantes e produtos relacionados do mundo.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança