sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Scania com resultados sólidos e avanços na sustentabilidade

Em termos de sustentabilidade, a Scania alcançou marcos significativos em 2023, incluindo a abertura de uma planta de montagem de baterias para produção em larga escala de caminhões elétricos.

A Scania divulga seu Relatório Anual e de Sustentabilidade de 2023, revelando um desempenho financeiro, social e ambiental significativo. No decorrer do ano, a Scania registrou crescimento nas vendas e nos ganhos, alcançando resultados recordes.

- Publicidade -

A Scania encerrou 2023 com resultados expressivos, conforme destacado em seu Relatório Anual e de Sustentabilidade. As vendas líquidas do Grupo Scania cresceram 28%, atingindo SEK 204,1 bilhões. O lucro operacional ajustado alcançou SEK 26 bilhões, com uma margem operacional ajustada de 12,7%. As entregas de veículos aumentaram 13%, totalizando 96.727 unidades, incluindo 246 Veículos de Emissão Zero (ZEV). A receita do negócio de serviços cresceu 11%, e o volume de pedidos aumentou 2%, chegando a 84.080 veículos.

No quarto trimestre de 2023, a Scania registrou um crescimento de 21% nas vendas líquidas, alcançando SEK 60 bilhões. O lucro operacional ajustado foi de SEK 7,4 bilhões, com uma margem operacional ajustada de 12,3%. As entregas de veículos aumentaram 8%, totalizando 28.984 unidades, incluindo 57 Veículos de Emissão Zero. A receita do negócio de serviços cresceu 6%, e o volume de pedidos diminuiu 5%, totalizando 22.299 veículos.

Christian Levin, CEO da Scania, destaca que, apesar dos desafios no ambiente de negócios em 2023, a empresa demonstrou resiliência financeira, alcançando um crescimento sustentável. O ano foi marcado por altos níveis de demanda por produtos e serviços da Scania, e a empresa conseguiu estabilizar significativamente o fluxo de pedidos para entrega, resultando em um aumento de 13% nas entregas em comparação com o ano anterior.

Levin ressalta que, mesmo adaptando-se a um mundo de incertezas, a Scania está comprometida em melhorar a precisão na entrega para os clientes, trabalhando em conjunto com parceiros e fabricantes de carrocerias. O CEO enfatiza a constante busca por melhorias, mesmo após um ano recorde.

- Publicidade -

Em termos de sustentabilidade, a Scania alcançou marcos significativos em 2023, incluindo a abertura de uma planta de montagem de baterias para produção em larga escala de caminhões elétricos. A empresa investiu na expansão da sua linha de produtos elétricos e estabeleceu metas ambiciosas de redução de emissões para 2025. Embora a Scania esteja a caminho de atingir as metas nos escopos 1 e 2, os desafios persistem na descarbonização da frota em uso (escopo 3).

A Scania enfrentará o desafio de alcançar uma redução de 20% nas emissões do escopo 3 até 2025, focando em eficiência do motorista, otimização das especificações do veículo, promoção de combustíveis renováveis e expansão de soluções eletrificadas.

Christian Levin destaca que, enquanto a eletrificação é a resposta final, ações para economizar combustível e o uso de combustíveis renováveis são decisivos para a descarbonização imediata. A Scania continuará a focar em soluções sustentáveis para avançar em suas metas de redução de emissões em 2024.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança