sábado, 2 março , 2024
28 C
Recife

FPT Industrial expande produção de motores NEF destinados ao segmento de geração de energia na Argentina

A FPT Industrial estendeu recentemente a produção dos motores da família NEF, que também são produzidos em Sete Lagoas (MG), para sua planta localizada em Córdoba, Argentina.

A FPT atua neste segmento no mercado latino americano desde 2008 e conta com uma carteira de clientes de mais de 70 empresas fabricantes de grupos geradores de diferentes países do continente.

De acordo com Marco Aurélio Rangel, Presidente da FPT Industrial na América Latina, a expansão da linha obedece a um modelo de gestão já existente na FPT Industrial, de manter a unidade industrial de Córdoba como base exportadora para os países da América Latina. Além disso, a curva crescente de demanda para o segmento de geração de energia na região é outro importante fator que motivou a ampliação.

O mercado de motores para este segmento na América Latina se aproxima de 43 mil motores ao ano. Em território brasileiro, a FPT Industrial comercializou cerca de 1.600 propulsores para o segmento em 2013.

Já em 2014, o desempenho apresentou importante crescimento, atingindo aproximadamente 2.400 motores vendidos no País, registrando aumento de 50%. Antes da produção na Argentina, os motores G-Drive NEF 6 e NEF 4 vinham sendo produzidos na fábrica de Sete Lagoas, em Minas Gerais.

Com a ampliação, a FPT prevê produção na Argentina de 800 motores por ano para atender o mercado local, além dos mercados de exportação como Peru, Chile, Colômbia e Equador.

“Nosso foco atual é o fortalecimento da marca no segmento de motores G-Drive em toda a América Latina. Em um cenário como o atual, existe sempre a possibilidade de exportar para países vizinhos ao Brasil, o que mantém a empresa constantemente alerta para novas oportunidades”, comenta Rangel.

O executivo prevê com otimismo o futuro do mercado de motores G-Drive. “Em 2014 o setor de geração de energia cresceu 12% em nossa região e a FPT Industrial cresceu mais que o mercado. Continuaremos a crescer em 2015 atendendo normalmente o mercado brasileiro e trabalhando para conquistar novos clientes na América Latina dentro deste segmento”, conclui Rangel.

Entre os principais clientes da FPT Industrial neste segmento estão grandes empresas instaladas no Brasil como Stemac, Leon Heimer, Leon Diesel, MS Geradores, Pramac, Bambozzi, além da argentina Casa FENK e a peruana Modasa.

Com a ampliação, a produção dos motores G-Drive da FPT Industrial foi distribuída nas duas plantas da empresa na América Latina. A unidade de Sete Lagoas (MG) produz a série S8000, com potência de 55KVa, e os motores da Família NEF em todas as gamas de potência e que agora são igualmente desenvolvidos na planta de Córdoba.

Os motores NEF podem ser adquiridos nas versões de 4 e 6 cilindros com potência de 75KVa a 250KVa em stand-by, e são ideais para serem utilizados em indústrias e condomínios residenciais.

Também na Argentina são fabricados os motores da família Cursor com o modelo Cursor 13, por exemplo, que possui potência desde 415KVa a 470KVa em stand-by, com aplicação em hospitais, shoppings, indústrias e estádios de futebol.

Já o Cursor 9 oferece 320 KVa de potência em stand-by. Todos esses propulsores podem ser utilizados em outras aplicações, de acordo com a necessidade do cliente.

Os motores FPT para geração de energia garantem baixo consumo de combustível, menores níveis de ruídos quando comparados aos propulsores da concorrência, além de ótima relação custo-benefício.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn