A Divisão de Soluções para Veículos Comerciais (do inglês, Comemrcial Vehicle Solutions – CVS) da ZF anunciou que seu novo acionamento central elétrico CeTrax lite iniciou produção em série em Friedrichshafen, Alemanha.
Usando sinergias do desenvolvimento e produção de acionamentos para carros de passeio da ZF, o novo sistema propulsor é adaptado para uso em veículos comerciais leves.
Projetado como um acionamento elétrico altamente integrado, o CeTrax lite oferece vantagens significativas para fabricantes em todo o mundo, especialmente para entregas urbanas e de “última milha”, livres de emissões. A tecnologia já recebeu encomendas da Ásia e das Américas.
“Como um acionamento central elétrico, o CeTrax lite permite que nossos clientes eletrifiquem suas plataformas de veículos existentes. Isso comprova nossa abordagem técnica e demonstra ainda mais a confiança que os clientes depositam em nossas soluções elétricas”, disse Winfried Gründler, Head de produtos para sistemas de transmissão da Divisão de Soluções para Veículos Comerciais da ZF.
“Projetado para operações de frotas de entregas urbanas silenciosas e livres de emissões a de “última milha”, o CeTrax lite oferece altos níveis de desempenho e eficiência. Como tal, representa um novo marco importante na nossa estratégia da ‘Próxima Geração da Mobilidade’ e reforça o nosso compromisso com a descarbonização da indústria”, acrescentou Gründler.
CeTrax lite: uma solução de mobilidade elétrica altamente integrada da ZF – Fornecendo uma solução inteligente para atender as necessidades de veículos comerciais leves, a tecnologia CeTrax lite da ZF oferece suporte às arquiteturas de veículos com combustível convencional, bem como às estratégias de eletrificação das montadoras.
Aproveitando os componentes desenvolvidos internamente e as sinergias mais amplas do sistema de mobilidade elétrica, incluindo o compartilhamento de bancadas de teste em Friedrichshafen, Alemanha.
Concebido para veículos comerciais leves de até 7,5 toneladas, o CeTrax lite tem uma potência máxima de 150 kW e um torque de 1.500 Nm. O design compacto otimizado do CeTrax lite ajuda a maximizar o espaço para componentes elétricos e baterias.
O módulo é um sistema totalmente integrado que abriga o motor elétrico, u transmissão de uma velocidade e eletrônica de potência. Além de sua maior flexibilidade, o sistema oferece um design leve de cerca de 120 kg.
Um dos primeiros clientes é a montadora japonesa Isuzu, que instalará o acionamento em seu novo modelo ELF EV.